COMPARTILHE

Visitar Évora – Gastronomia e Vinhos

vinho44 (1)

Comer e beber bem devem estar no topo das prioridades de quem visitar Évora. A gastronomia do Alentejo é das mais ricas de Portugal, uma digna representante da dieta mediterrânea.

Comer à alentejana

Em Évora e arredores é fácil encontrar um restaurante para provar pitéus acompanhados pelos excelentes vinhos da região. Entre muitas delícias tradicionais, destacam-se as seguintes, quase sempre temperados com os condimentos que crescem no Alentejo (coentros, hortelã, poejos, orégãos, azeite, alho, cebola, louro,…).

  • Entradas: queijos curados, enchidos, azeitonas, presunto.
  • Sopas: toucinho, cação, beldroegas, tomate.
  • Pratos principais: ensopado de borrego, cabeça de xara, pezinhos de porco de coentrada, açorda à alentejana, gaspacho à alentejana, migas com carne de porco, sargalheta, pratos de caça.
  • Sobremesas: trouxas de ovos, pão de ló, queijadas de Évora, filhós enroladas, queijadas de requeijão, bolo de mel, queijinhos do céu de Mora, pastéis de toucinho de Arraiolos, pão de rala, sericaia e outros doces de ovos, amêndoa e chila.

Não se esqueça de provar o pão alentejano, denso e saboroso, à refeição ou numa sandes a meio do dia. Nas pastelarias e cafés, escolha um ou dois bolos da riquíssima pastelaria portuguesa e/ou uma empada de galinha.

Muitas das iguarias que lhe sugiro aqui só estão disponíveis em determinadas estações do ano. Isto significa que, para provar tudo, vai ter que voltar para visitar Évora. Porque não entre Janeiro e Abril, para seguir o evento Rota de Sabores Tradicionais em restaurantes, pastelarias e lojas gourmet? O palato agradece.

Visitar Évora – Beber vinho alentejano

melhores vinhos do Alentejo
Vinha Alentejana

São tantas como cinco (de oito) as sub-regiões vitivinícolas do Alentejo que se podem encontrar na Região de Turismo de Évora. Isto significa que poderá provar excelentes vinhos com a designação V.Q.P.R.D. (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada) produzidos nesta ou noutra região de Portugal num dos wine bars ou em qualquer restaurante da cidade.

Os vinhos que as castas de Évora nos dão são os Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros, provenientes da Adega da Cartuxa. Esta faz parte da Rota dos Vinhos do Alentejo, que leva qualquer apreciador da bebida a conhecer adegas e provar vinhos por todo o Alentejo. Mais uma razão para conduzir pelas planícies alentejanas. Se estiver em Évora, não deixe de visitar o espaço dos Vinhos do Alentejo. Aceite o convite e aprenda sobre castas e enoturismo no Alentejo enquanto faz uma prova gratuita.

Visitar Évora – Monumentos megalíticos

Cromeleque dos Almendres
Cromeleque dos Almendres

Desde a pré-história que os homens se têm vindo a fixar na região de Évora devido às suas características naturais. Por isso, mais uma razão para visitar Évora é o seu passado longínquo, que faz dela a Capital do Magalitismo Ibérico.

Lugares como a Anta Grande do Zambujeiro, o Cromeleque dos Almendres e o Menir dos Almendres são apenas alguns dos vestígios pré-históricos bem perto da cidade que fazem parte do Circuito Megalítico de Évora. Para os complementar, não deixe de visitar o centro interpretativo Megalithica Ebora, no Convento dos Remédios, onde poderá ficar a conhecer duas épocas essenciais para a formação da cidade de Évora, o período megalítico e o período romano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here