COMPARTILHE

Visitar Évora – Tranquilidade

expressões típicas alentejanas
Alentejo

Évora e todo o Alentejo convidam quem busca tranquilidade a uma visita. Demorada e sem preocupações, como convém. Visitar Évora e o seu centro histórico sem pressas é uma experiência para se viver sozinho, em família ou num momento romântico.

Qualquer que seja o seu objectivo em visitar Évora, o ritmo ideal leva-o a percorrer ruas e ruelas de máquina fotográfica no olho, de mão dada ou de olho descontraído nos miúdos. O ritmo é alentejano. Devagar, devagarinho… Com paragem em esplanadas ou bancos de rua para ver o tempo a passar.

Visitar Évora – Aventura

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva

Os viajantes que procuram emoções mais fortes não costumam pensar em Évora ou no Alentejo como destino. Está na altura de conhecerem o Alentejo ativo. Apertem os cintos ou os coletes salva-vidas! Ponham os capacetes!

  • Paraquedismo no Aeródromo de Évora – cursos de paraquedismo, saltos de tandem ou saltos autónomos
  • Karting no Karting de Évora – aluguer de karts individuais ou provas de grupos
  • Percursos pedestres ou de BTT – traga ou alugue uma bicicleta para visitar os campos ou percorra-os a pé
  • Albufeiras e barragens – aprenda ou pratique desportos náuticos como vela, canoagem, remo, natação, ski aquático, windsurf, jetski, andar de barco, pesca,…
  • Orientação – aventure-se no Alentejo profundo

Visitar Évora – Artesanato do Alentejo

ceramica33

Cresci a ver objectos tradicionais a ser utilizados nas casas dos meus avós. Todos tinham e têm uma utilidade. Mas também são a recordação perfeita para levar para casa depois de visitar Évora e uma forma de apreciar a arte que mostra uma forma de vida de antigamente.

De todas as belas peças que vai encontrar no Museu do Artesanato e do Design de Évora e nas muitas lojas de artesanato da cidade, destacam-se as feitas em barro, ferro, cortiça, couro, pele e corno. Também as louças, as rendas, bordados e tapeçarias. Sem esquecer o mobiliário típico do Alentejo.

Para além do tradicional artesanato alentejano, hoje em dia, há artistas que combinam o antigo com o moderno duma forma única. Seja também original. Novo ou antigo, leve para casa um pedaço de Évora.

Visitar Évora – Natureza

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva

Assim que passar a tabuleta que indica a saída de Évora, vai entrar em estradas de retas longas com paisagens a perder de vista. Campos de videiras, oliveiras, sobreiros e azinheiras. Terras cultivadas com vegetais ou cereais.

Mais uma vez, Évora é o lugar perfeito para servir de base para desfrutar da natureza que o Alentejo nos oferece.

  • Balonismo: sabia que o Alentejo é dos poucos lugares da Europa onde é possível voar de balão durante todo o ano? Veja tudo lá de cima. Sem barulho. Sem pressas.
  • Observação de estrelas: a Reserva Dark Sky Alqueva é a primeira do mundo com a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo. As noites escuras longe das grandes cidades, fazem do Alentejo o melhor lugar do planeta para observar os céus à noite.
  • Birdwatching: patos, gansos, perdizes, codornizes, cegonhas, rapinas e dezenas de outras aves escolheram Évora e o Alentejo para viver. Observá-las é fácil, de forma independente ou acompanhado por uma empresa especializada. Para visitar Évora e o Alentejo com os olhos postos nos céus.
  • Caminhadas e BTT: Use os Percursos Ambientais de Évora para descontraidamente apreciar a natureza pura, sem poluição.
  • Jardim Público de Évora: Não deixe de visitar o jardim, um lugar muito agradável para se refrescar numa esplanada de verão, fazer um piquenique na mata ou na relva ou ver os seus filhos a brincar na Ludoteca e no Parque Infantil. Tudo isto rodeado de árvores, flores e com as Muralhas de Évora, o Palácio de D. Manuel e as Ruínas Fingidas ali ao lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here