Início Destinos As 10 grutas mais fantásticas do planeta

As 10 grutas mais fantásticas do planeta

Escondidas debaixo do solo, ocultas durante séculos, algumas delas só foram descobertas recentemente. As 10 grutas mais fantásticas do planeta.

5391
0
COMPARTILHE

Gruta Eisriesenwelt

Gruta Eisriesenwelt
Gruta Eisriesenwelt

A Eisriesenwelt (em Alemão significa “mundo dos gigantes de gelo”) é a maior caverna de gelo do mundo com uma extensão de mais de 42km e encontra-se dentro da montanha Hochkogel nos Alpes Austríacos. A Eisriesenwelt foi formada por um rio, que com a passagem provocou a erosão de passagens por dentro da montanha e as formações de gelo são formadas por neve que derreteu e escorreu para dentro da gruta e congelou no inverno.

Gruta Ludi Yan

Gruta Ludi Yan
Gruta Ludi Yan

A gruta Ludi Yan (em Português algo como “Flauta de Cana”) é conhecida como o “Palácio das artes naturais” e localiza-se no sul da China. Segundo a lenda a gruta tem este nome porque os locais acreditavam que se podiam fazer flautas a partir das canas que se encontravam na entrada da gruta. A caverna de calcário parece uma terra de contos de fadas com estalactites, estalagmites, pilares e cortinas de pedra, plantas, aves e animais de cores e formas fantásticas.

Gruta de cristais

Gruta de cristais
Gruta de cristais

Esta gruta foi descoberta em 2000 por mineiros que escavavam um túnel numa mina no norte do México. A câmara principal desta gruta contém alguns dos maiores cristais naturais alguma vez encontrados nas grutas de todo o mundo. O maior encontrado até hoje mede 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 50 toneladas. Estes cristais atingiram este tamanho devido às altas temperaturas dentro da gruta, que atingem os 58 graus, permitindo que cristais microscópicos se formassem e crescessem. O resultado parece a caverna do Super-Homem.

Rio subterrâneo de Puerto Princesa

Rio subterrâneo de Puerto Princesa
Rio subterrâneo de Puerto Princesa

O rio subterrâneo Puerto Princesa encontra-se na cadeia montanhosa coberta de selva da costa oeste da ilha de Palawan, nas Filipinas. Até à descoberta de um rio subterrâneo no México, em 2007, o Puerto Princesa era o mais longo rio subterrâneo do mundo e ainda continua a ser o mais longo navegável. Tem uma extensão de 8,2 km e atravessa a espectacular gruta até desaguar no mar da China.

Grutas de Waitomo

Grutas de Waitomo
Grutas de Waitomo

As grutas Waitomo são uma das maiores atracções turísticas da Nova Zelândia, localizadas perto da cidade de Waitomo. Estas grutas são a casa das minhocas Waitomo, pequenos seres luminescentes que emitem luz no escuro, que encontram apenas na Nova Zelândia e são do tamanho de um mosquito que iluminam as paredes da gruta como as estrelas no céu. As grutas, formadas há mais de 30 milhões de anos, e parecem majestosamente decoradas, ali encontra-se um enorme poço de calcário e a Cathedral Cavern, conhecida pela sua fenomenal acústica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here