Início Curiosidades Burro de Miranda

Burro de Miranda

Ameaçado de extinção desde que deixou de ser usado para actividade agrícola, o Burro de Miranda enfrenta desafios mas são muitos os que o querem proteger.

2132
0
Burro de Miranda

O Burro de Miranda é uma subespécie asinina característica da região de Terra de Miranda, Portugal. Presente no entorno desde tempos remotos, essa variedade de burro adaptou-se às condições orográficas da região e ao solo pobre em nutrientes. Tendo gozado de grande popularidade no passado, hoje o animal corre risco de extinção.

Burro de Miranda
Burro de Miranda

O Burro de Miranda diferencia-se de outras espécies de asno por algumas características. Com pelagem comprida e grossa de cor castanha escura, apresenta manchas claras nas costas e na região inferior do tronco. Suas orelhas são peludas, grandes, largas na base e redondas na ponta. De estatura elevada, em torno de 1,35 m, ele é fisicamente robusto e com patas grossas. Seu temperamento é extremamente dócil.

Burro de Miranda
Burro de Miranda

Tais características coadunam-se com a amplitude térmica da região, que pode variar muito a depender da época do ano, bem como à escassez de nutrientes.

Burro de Miranda
Burro de Miranda

No passado, o Burro de Miranda situava-se no centro da sociedade mirandesa, tendo havido grandes feiras para o comércio desse animal—as chamadas “feiras de burros”. Apesar de ainda hoje ser muito útil a pequenas comunidades locais, como animal de tracção, de tiro e de transporte, o Burro de Miranda vem, contudo, sofrendo gradual processo de redução de sua população. Isso se deve ao desinteresse em cultivar a espécie, em face de alternativas modernas de transporte e tracção, bem como aos impactos ambientais causados pelo homem a seu habitat e aos maus tratos sofridos por alguns exemplares da subespécie. A miscigenação com outras espécies também é um risco para a perpetuação do Burro de Miranda.

Burro de Miranda
Burro de Miranda

Entendendo que este animal é parte relevante da cultura e da fauna locais, diversos grupos têm promovido iniciativas para a preservação e reinserção do Burro de Miranda na sociedade mirandesa. Seja como alternativa económica e ecologicamente sustentável para o dia-a-dia, seja como animal de estimação, dado seu carácter dócil, seja mesmo como elemento da vida natural da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here