Início Destinos Café Majestic (Porto)

Café Majestic (Porto)

Nasceu em 1921 na Rua de Santa Catarina e rapidamente se transformou num ícone da cidade do Porto. Falamos do fabuloso Café Majestic.

4341
0
COMPARTILHE
Café Majestic

O Majestic é um café histórico, localizado na Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. A sua relevância advém tanto da ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, como também da sua arquitectura de identidade Arte Nova.

Café Majestic
Café Majestic

Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de Elite, o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que estiveram presente na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.

Café Majestic
Café Majestic

No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic, sugerindo o chic parisiense, mais de encontro à clientela que pretendia atrair, e tão apreciado na época. Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.

Café Majestic
Café Majestic

Uma outra das conhecidas tertúlias que o animou era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adoptaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de “Os quatro vintes”, e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971.

Café Majestic
Café Majestic

Nos últimos anos, entre muitas outras figuras, não deixaram de visitar e assinar o livro de honra os presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio, Jacques Chirac e Cavaco Silva. Hoje em dia continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros, realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.

Café Majestic
Café Majestic

Uma das cerimónias da despedida de Macau, no final do período de administração portuguesa, teve lugar no Café Majestic com a presença do Embaixador da China em Portugal. Na biografia de J.K. Rowling escrita por Sean Smith, refere-se que a escritora passava muito tempo no Café Majestic a trabalhar no primeiro livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (apesar da escritora ter saído do Porto em 1994 e o livro apenas ter sido publicado em 1997).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here