Início Destinos Castelo de Algoso

Castelo de Algoso

Já desempenhou um papel crucial na defesa do país mas hoje é visitado sobretudo para apreciar as vistas para Trás-os-Montes. Falamos do Castelo de Algoso.

2305
0
castelo de Algoso
castelo de Algoso

O Castelo de Algoso domina uma vasta extensão do Planalto Mirandês, destacando-se, de forma inconfundível, pela silhueta da sua singular torre de menagem. Desde meados do século XII, associado a outras fortificações do leste transmontano, terá constituído uma peca importante na afirmação da autoridade regia nesta região periférica, de estrema com o reino de Leão, e no subsequente controlo e consolidação da fronteira política entre os dois reinos peninsulares.

castelo de Algoso
Algoso – Vimioso

Construído por Mendo Bofino, ao serviço de D. Sancho I, o Castelo constituiu o centro político-militar da designada Terra de Miranda, enquanto outros castelos da região, como Mogadouro e Penas Roías se encontravam sob domínio dos cavaleiros da Ordem do Templo. Em 1224, Sancho II entregou-o aos cavaleiros da Ordem do Hospital, dando-se assim inicio à mais extensa e marcante etapa da sua história. Numa primeira fase, o castelo manteve o seu papel de controlo do território e defesa da fronteira do reino, reforçando-se até com a adopção de muitas das soluções góticas que ainda hoje caracterizam a sua estrutura arquitectónica.

castelo de Algoso
castelo de Algoso

Mas foi também sob domínio hospitalário que o castelo viu progressivamente reduzida a sua importância politico-militar ditada pela consolidação do novo modelo de organização do território, alicerçado nas novas vilas urbanas, e pela afirmação de uma linha mais avançada de fortificações – Miranda do Douro, Vimioso e Outeiro de Miranda – situadas junto a fronteira e mais adaptadas aos avanços das armas de fogo.

castelo de Algoso
castelo de Algoso

Reduzido assim a uma fortaleza de “segunda linha”, o castelo de Algoso prevaleceu como um símbolo senhorial, sede duma Comenda da Ordem de S. João do Hospital que tutelou o vasto domínio que esta Ordem militar reuniu no espaço transmontano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here