Início Curiosidades Espigueiro, canastro, hôrreo… o que são e para que servem?

Espigueiro, canastro, hôrreo… o que são e para que servem?

São estruturas típicas do norte de Portugal e geram muita curiosidade e confusão entre os turistas. Conhece e sabe para que servem os espigueiros?

4639
0
COMPARTILHE
Espigueiros
Espigueiros

O seu nome pode variar de região para região. É comum vê-los no Norte e no Centro de Portugal e ainda na nossa vizinha Galiza. Tratam-se de estruturas com um fim muito específico que despertam a curiosidade dos turistas porque aliam a utilidade ao simbolismo e tradição católica.

Espigueiros
Espigueiros

O espigueiro, também chamado canastro, caniço ou hôrreo, é uma estrutura normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste.

Espigueiros
Espigueiros

Como o milho requer que seja colhido no Outono, este precisa de estar o mais arejado possível para secar numa estação tão adversa como o Inverno. No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte, em particular na região do Minho. Na Galiza, em Espanha, existem espigueiros idênticos aos que existem em Portugal.

Espigueiros
Espigueiros

Também há estruturas semelhantes nas regiões espanholas de Navarra, Astúrias, Cantábria e na província de León, onde recebem o nome de hórreo. Também existem construções muito semelhantes na Escandinávia, em especial na Noruega, onde são chamados stabbur e na Suécia, chamados härbre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here