Início Destinos Igreja da Lapa (Porto)

Igreja da Lapa (Porto)

Erguida no mesmo ano do grande terremoto de Lisboa, em 1755, a Igreja da Lapa, no Porto, alberga um dos maiores segredos da cidade. Sabe qual é?

4140
0
COMPARTILHE
Igreja da Lapa
Igreja da Lapa

A Igreja da Lapa, erguida no monte de Germalde em Janeiro de 1755 a capela inicial era de pequenas dimensões. Nela era guardada a imagem de Nossa Senhora da Lapa e aqui vinham muitos penitentes sendo este o motivo pelo qual passou a chamar-se Capela de Nossa Senhora da Lapa das Confissões.

Igreja da Lapa
Igreja da Lapa

A planta da actual Igreja da Lapa, em estilo Neoclássico demonstra a proliferação de colunas e frontões, começou a ser executada em meados de 178… ficando concluída a escadaria em 1826. No entanto a torre do lado poente concluiu-se em 1855 e a outra em 1863.

Igreja da Lapa
Igreja da Lapa

A singularidade da Igreja da Lapa reside no facto de nela estar guardado o coração de D. Pedro I, Imperador do Brasil que o doou ao povo portuense como prova de afeição e reconhecimento.

Igreja da Lapa
Igreja da Lapa

O túmulo que guarda tal relicário apresenta num lado a bandeira de Portugal e no outro lado a do Brasil ostentando ainda na parte superior as armas aspadas do Duque de Bragança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here