Início Destinos Igreja do Carmo (Porto)

Igreja do Carmo (Porto)

4385
0
COMPARTILHE
Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, localiza-se no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, na freguesia portuguesa da Vitória, cidade do Porto.

Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

De estilo barroco/rococó, a Igreja do Carmo foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, sendo o projecto do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas, do lado oeste, constituindo um volume único, embora se diferenciem as duas igrejas. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente. A sua principal atracção são os trabalhos em talha dourada principalmente o do altar-mor com Jesus Cristo crucificado ao centro e de cada lado Santa Ana e Nossa Senhora do Carmo.

Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos, representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo.

Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

A composição foi desenhada por Silvestre Silvestri, pintada por Carlos Branco e executada nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia, e datados de 1912.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here