Início Destinos Mata da Albergaria

Mata da Albergaria

No coração do Parque Nacional Peneda Gerês fica um paraíso de cores que muda com as estações do ano: a fantástica e deslumbrante Mata da Albergaria.

2868
0
COMPARTILHE
Mata da Albergaria

A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana – Geira – com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.

Mata da Albergaria
Mata da Albergaria

Situada entre as Caldas do Gerês e a Portela do Homem, esta reserva botânica alberga um importante carvalhal em estado natural, pelo que, embora possa ser percorrida a pé, está sujeita a medidas especiais de protecção.

Mata da Albergaria
Mata da Albergaria

O caminho que atravessa a mata e acompanha a via romana estende-se ao longo da margem esquerda da albufeira de Vilarinho das Furnas, terminando em Campo do Gerês. Além do seu valor ecológico, possui importante valor histórico, pois são visíveis neste local restos de uma Geira Romana, com os seus marcos miliários.

Mata da Albergaria
Mata da Albergaria

A baixa presença humana nesta mata não rompeu, até há poucos anos, o frágil equilíbrio do seu ecossistema, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu. É também, nos termos do Plano de Ordenamento do Parque, classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.

Mata da Albergaria
Mata da Albergaria

Entretanto, o peso humano tornou-se excessivo, em particular nos meses de Verão, e a regeneração dos componentes naturais passou a fazer-se mais lentamente, sendo já visíveis os seus efeitos nocivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here