Início Destinos Mercado dos Lavradores (Funchal)

Mercado dos Lavradores (Funchal)

Quem visita o Funchal, na Ilha da Madeira, não pode deixar de admirar um dos recantos mais típicos da cidade: o fantástico Mercado dos Lavradores.

2751
1
COMPARTILHE
Mercado dos Lavradores
Mercado dos Lavradores

O Mercado dos Lavradores, com projecto da autoria de Edmundo Tavares (1892-1983), foi inaugurado a 24 de Novembro de 1940. Testemunho da arquitectura do Estado Novo, reflecte, pela grandiosidade da sua concepção, a intenção de o tornar no grande pólo abastecedor da cidade.

Mercado dos Lavradores
Mercado dos Lavradores

Ornamentam a fachada, a porta principal e a peixaria, grandes painéis de azulejos da Faiança Batisttini de Maria de Portugal, datados de 1940 e pintados com temas regionais, por João Rodrigues. No seu espaço organizado em pequenas “Praças”, “Largos”, “Ruas” e “Escadinhas”, vendem-se produtos de toda a espécie, misturam-se cores, sons, cheiros e gentes diversas.

Mercado dos Lavradores
Mercado dos Lavradores

O Mercado dos Lavradores é um prédio histórico situado no centro da cidade do Funchal, na Madeira. É uma obra que preserva a arquitectura tradicional do Estado Novo, de Edmundo Tavares (1892-1983) num estilo que oscila entre a Art Déco da década de 1930 e o Modernismo.

Mercado dos Lavradores
Mercado dos Lavradores

A decorar a entrada principal e, também, no interior estão vários painéis de azulejos, pintados com temas regionais por João Rodrigues, produzidos na Fábrica de Loiça de Sacavém. Uma outra característica do mercado é o traje tradicional e folclórico madeirense de muitas vendedoras, pleno de cores vivas.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou amando cada post, porém gostaria que se possível fizessem um roteiro de viagem começando na cidade do Porto e depois saindo de viagem de carro até Lisboa, roteiro de 9 dias em Portugal, passando por Sentelha, Serra da Estrela, Coimbra, Fátima, vamos em março de 2016, obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here