2. Alter Real

Raças de cavalo portuguesas
Alter Real

O alter-real, inicialmente desenvolvido na coudelaria Alter-Real em Alter do Chão, no Alentejo, é uma estirpe do cavalo lusitano.

É um cavalo muito dócil e inteligente, utilizado principalmente no adestramento. A sua pelagem padrão é geralmente castanho e a sua altura varia de 1,52 a 1,62 m.

O Alter-real teve sua origem em Portugal, no início do século XVIII, quando trezentas éguas andaluzas das mais finas linhagens foram trazidas de Jerez, na Espanha, para a corte portuguesa.

Inicialmente chamado de Alter-do-chão mas depois seu nome foi mudado para Alter-Real. Entre 1809 e 1810, a raça foi ameaçada durante as invasões napoleónicas, quando as tropas francesas roubaram os melhores exemplares da raça.

Cruzamentos com Puro-Sangue Inglês e Árabe enfraqueceram a raça, havendo grande perda de seu carácter racial mas foram salvos da extinção através da raça Lusitano, sendo-o na verdade subespécie desta raça.

No início do século XX, foram tomadas medidas para devolver ao Alter-Real suas antigas características e o seu melhor uso no mundo actual, além da sua preservação.

Hoje a reprodução do Alter-Real é controlada pelo Ministério da Agricultura Português.

2 COMENTÁRIOS

  1. […] A Roma imperial enviara as suas legiões aos campos agrestes da Ibéria, vencendo batalhas, edificando estradas lajeadas, as pontes, os aquedutos, as muralhas guerreiras, os templos para os deuses, os anfiteatros e as arenas para os prazeres da arte e do desporto. Elas invadiam, implacáveis, o bucolismo da paisagem doce, empunhando a agudeza da lança e o escudo de coiro lavrado, entre o arruído dos pesados carroções e o tropear febril dos cavalos. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here