Início Destinos Ria de Aveiro

Ria de Aveiro

É uma das mais belas formações naturais de Portugal e faz com que a cidade de Aveiro seja conhecida como a Veneza Portuguesa. Falamos da Ria de Aveiro.

3561
4
COMPARTILHE
Ria de Aveiro
Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro estende-se, pelo interior, paralelamente ao mar, numa distância de 47 km e com uma largura máxima de 11 km, no sentido Este-Oeste, desde Ovar até Mira, a Ria é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.

Aveiro
Ria de Aveiro

Abarca 11 000 hectares, dos quais 6 000 estão permanentemente alagados, desdobra-se em quatro importantes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes.

Aveiro
Ria de Aveiro

Nela desaguam o Vouga, o Antuã e o Boco, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso ao Porto de Aveiro, de embarcações de grande calado. Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos.

Ria de Aveiro
Ria de Aveiro

Ainda que tenha vindo a perder, de ano para ano, a importância que já teve na economia aveirense, a produção de sal, utilizando técnicas milenares, é, ainda, uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro, havendo, actualmente, dezenas de salinas em laboração.

Ria de Aveiro
Ria de Aveiro

Muito especialmente no Norte da Ria, os barcos moliceiros, embarcações únicas e de linhas perfeitas, ostentando polícromos e ingénuos painéis decorativos continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em ubérrimos terrenos agrícolas.

4 COMENTÁRIOS

  1. No Distrito de Aveiro, concelho de Sever do Vouga existe um Parque Natural Cabreia (queda de água).
    Aqui deixo esta sugestão para uma possível nova paisagem natural na pagina Ruralea. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here