Início Destinos Torrão (Alcácer do Sal)

Torrão (Alcácer do Sal)

É uma das maiores freguesias do país e um autêntico tesouro por descobrir em Alcácer do Sal, no Alentejo. Torrão deslumbra e cativa quem a visita.

7103
0
COMPARTILHE
Torrão
Torrão

A vila do Torrão é sede da segunda maior freguesia do País. Esta vila fica situada a 35 km de Alcácer do Sal, a 45 km de Évora e a 87 km de Setúbal e tem 372.763 km2. A principal acessibilidade é a EN 2, que faz a ligação a Montemor-o-Novo e Ferreira do Alentejo. A Freguesia do Torrão tem 2. 295 habitantes (fonte: INE – Carta Administrativa Oficial de Portugal 2012). A designação Torrão tem origem na palavra torrejam, que significa “torre grande”.

Torrão
Torrão

Situada na margem direita do rio Xarrama (afluente do Sado), entre o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo, conta com um grande passado histórico sendo um povoado com raízes no Período Neolítico.

Torrão
Torrão

Foi zona de alguma importância no Período Romano e esteve também sobre a influência árabe. A libertação deste domínio deu-se em 1217 (quando Alcácer do Sal também foi libertada) e Torrão foi então doado à Ordem de Santiago.

Torrão
Torrão

A Ordem aforou o Torrão em 1260, passando a ser vila da Ordem. Novo foral viria a ser concedido à vila em 1512, por D. Manuel I. Em 1490, D. João II, por altura do casamento do seu filho em Évora, concedeu as rendas de um ano de várias vilas, entre as quais a do Torrão. O concelho foi anexado ao de Alvito, tendo depois transitado para o de Alcácer do Sal, por decreto de 3 de Abril de 1871.

Torrão
Torrão

Pertencem a esta freguesia as seguintes localidades: vila do Torrão, São Romão, Rio de Moinhos, Mil Brejos, Casa Branca e Batão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here