Início Curiosidades Ajude o ambiente: alternativas para uma vida sem plástico

Ajude o ambiente: alternativas para uma vida sem plástico

Ajudar o ambiente a livrar-se do plástico pode ser mais fácil do que imagina. Descubra algumas alternativas ao plástico para o seu quotidiano.

19
0
Plástico nos oceanos

Será uma das maiores lutas nos próximos tempos: como diminuir de forma massiva a dependência do plástico? Até 2022 Portugal quer banir utensílios de plástico descartáveis, minimizando os efeitos sentidos atualmente. Ainda que se perceba a dificuldade em readaptar muitos dos hábitos quotidianos, é perfeitamente possível…e bem mais fácil do que parece.

 

Plástico descartável:

São várias as alternativas ao plástico que podem ser pensadas nas várias dimensões do nosso quotidiano. Na vida doméstica ou no trabalho e em atividades de lazer podem ser desenvolvidas muitas ações. Um dos grandes princípios é escolher para reutilizar o maior número de vezes possível.

Garrafas de vidro reutilizável
Garrafas de vidro reutilizável

Atividade doméstica ou laboral “sem” plástico:

  1. Utilizar garrafas de vidro para a água ao invés de garrafas de plástico (e privilegiar a água da rede…que em Portugal é de qualidade…);
  2. Adotar a utilização de palhinhas de aço inoxidável ou de bambu;
  3. Evitar os talheres de plástico, substituindo os mesmos por kits de bambu, ou mesmo por pauzinhos de comida asiática;
  4. Utilizar copos reutilizáveis e não descartáveis;
  5. Privilegiar panos reutilizáveis ao invés de papel para embrulhos e para ações de limpeza;
  6. Confecionar os próprios snacks (batatas fritas, bolachas, frutos secos no forno, etc.) e coloca-los em embalagens herméticas, ao invés de os adquirir em embalagens plásticas;
  7. Optar por detergentes ecológicos. O vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio podem ser excelentes opções.

 

Atividades de lazer “sem” plástico:

  1. Utilizar sacos de compras de pano ou de papel, que possam ser dobrados e não pesem na carteira;
  2. Evitar ao máximo adquirir produtos em embalagens de plástico, privilegiando a compra a granel…além de significar um acréscimo de qualidade…e de sustentabilidade…é muito mais económico!!!;
  3. Optar por roupa fabricada com materiais naturais e por comprar menos roupa, ou mesmo roupa em segunda mão;
  4. Preferir as formulações sólidas no que respeita a produtos de higiene pessoal. Além disso existem imensas possibilidades originais para adquirir produtos isentos de plástico, como escovas de dentes e cotonetes de bambu, fio dentário de cardamomo, esponjas naturais ou discos de algodão reutilizáveis.

 

Materiais em bambu:

A aquisição de produtos reutilizáveis pode parecer mais cara do que os descartáveis, mas lembre-se da longevidade dos produtos e compare…irá facilmente perceber que fica a ganhar em quase toda a linha!!!

Materiais em bambu
Materiais em bambu

Se ainda assim não está convencido, faça um pequeno exercício, e compare o preço de aquisição de alguns produtos a granel, com a sua aquisição em embalagens de plástico. Poupará imenso e ganhará claramente qualidade. Chás, café, frutas, verduras ou até a própria água são excelentes exemplos.

Muitas são também as empresas que já divulgaram estratégias destinadas à eliminação do plástico. Portanto, de que está à espera invista na sustentabilidade e ganhe na qualidade de vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here