Início Destinos Aqueduto dos Pegões (Tomar)

Aqueduto dos Pegões (Tomar)

Mandado construir no século XVI para abastecer o Convento de Cristo, o Aqueduto dos Pegões ainda hoje resiste como um dos mais imponentes aquedutos do país.

3868
4
Aqueduto dos Pegões
Aqueduto dos Pegões

Situado perto de Tomar, sobre o vale da Ribeira dos Pegões, o Aqueduto dos Pegões é um dos maiores e mais imponentes aquedutos portugueses. Foi construído em finais do séc. XVI e princípios do séc. XVII, a mando de Filipe I, para abastecer de água o Convento de Cristo. A história do Aqueduto dos Pegões encontra-se pois fortemente ligada à do convento.

Aqueduto dos Pegões
Aqueduto dos Pegões

Contudo, apesar da sua grande dimensão e do seu razoável estado de conservação, o Aqueduto dos Pegões Altos, é relativamente pouco conhecido e nem sequer é referido pela maioria dos guias turísticos, que para a cidade de Tomar apenas referem o convento e uma ou outra igreja.

Aqueduto dos Pegões
Aqueduto dos Pegões

Assim, quem veja este monumento pela primeira vez ficará certamente espantado ao descobrir que existe um aqueduto desta grandeza a tão pequena distância da cidade.

Aqueduto dos Pegões
Aqueduto dos Pegões

O Aqueduto dos Pegões tem um comprimento total de cerca de 5 a 6 km e no troço de maiores dimensões atinge uma altura máxima de 30 metros. Aqui a construção é composta por duas fiadas de arcos, sendo os de cima redondos e os de baixo ogivais. Originalmente o aqueduto era abastecido por três mães-d´água.

Aqueduto dos Pegões
Aqueduto dos Pegões

O Aqueduto dos Pegões pode ser percorrido a pé ao longo da sua parte superior, pois existe uma plataforma que acompanha a caleira de água. Este percurso constitui uma experiência única, dado que os outros aquedutos portugueses não podem ser percorridos livremente.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here