Início Tradições Chá: a bebida saudável mais barata do mundo

Chá: a bebida saudável mais barata do mundo

É uma das bebidas mais saudáveis do mundo e também uma das mais baratas. Descubra todos os benefícios do chá, a bebida que cuida da sua saúde.

7
0
Chá
Chá

É uma bebida subestimada para o potencial que tem, pois é útil nas mais variadas situações. Destaca-se na forma como contribui para a saúde e bem-estar. Uma grande vantagem do chá é o facto de permitir a exploração de muitas variedades com um custo reduzido. Com as escolhas certas é a bebida mais barata do mundo.

Chá Verde
Chá Verde

O potencial do chá é quase infindável, pois vai da contribuição para um acordar cheio de energia, passando pela ajuda a uma boa digestão, até ao fecho do dia de forma calma e relaxante. Para estas situações podem utilizar-se imensas variedades, mas vamos destacar três possibilidades: chá verde, erva-cidreira e camomila.

Chá
Chá

Assim, para um dia cheio de disposição a ingestão matinal de um chá verde é uma óptima solução. Este chá, cuja cor deriva da baixa oxidação das folhas de Camellia sinensis durante o processamento é altamente favorecido pela quantidade de nutrientes benéficos para o organismo. Apresenta grande quantidade de antioxidantes, ajuda na aceleração do metabolismo e na própria função cerebral, razão pela qual é sugerido para o começo do dia com doses extra de energia.

Ainda que deva beber-se fora das refeições, pois limita a absorção de alguns nutrientes, o chá verde previne muitas maleitas como o envelhecimento precoce da pele, aumento do estado de alerta, redução do risco de diabetes e de doenças cardiovasculares, bem como problemas ósseos. O chá verde é também um aliado no emagrecimento, pois reduz a gordura corporal e promove a sensação de saciedade.

Chá
Chá

Para além de muito saboroso, o chá de erva.-cidreira é ótimo aliado da digestão. De facto, este chá proporciona melhoria a nível estomacal, cólicas menstruais, produção de gases e redução do mau colesterol.

A nível estomacal existem estudos que afirmam que a erva-cidreira favorece a resolução de problemas provocados pela indigestão nervosa, pelo seu efeito calmante e sedativo. O relaxamento que provoca auxilia também a resolução de cólicas menstruais, bem como a diminuição da produção de gases. A sua acção antioxidante é ainda muito importante para a diminuição do LDL (o chamado mau colesterol).

Chá
Chá

Por último, e para acabar o dia com a garantia de um sono revigorante, o chá de camomila é o eleito. Este chá é feito com flores e folhas de Chamomilla recutita e é caracterizado pelo seu efeito calmante e apaziguador. Esta particularidade decorre da presença de substâncias calmantes sobre os nervos, da qual se destaca a glicenia, o que contribui para uma boa noite de sono.

São ainda benefícios do chá de camomila a redução das cólicas, bem como a diminuição na redução do inchaço.

Chá
Chá

De referir que todos estes chás devem consumir-se com moderação. Deste modo sugere-se uma colher de sobremesa de cada um por cada 200 ml de água, mas igualmente um consumo moderado de 2 a 3 chávenas por dia.

Uma outra indicação/curiosidade muito interessante prende-se com o custo desta bebida. É um facto que os chás podem ser um poderoso aliado do organismo…mas também da carteira.

Sabendo que por 10g (que bem dimensionadas podem dar 1 litro de bebida) cada um dos chás tem o preço referido em seguida:

Chá Custo de 10 g
Verde 20 cêntimos
Erva-cidreira 20 cêntimos
Camomila 30 cêntimos

É difícil (senão impossível) conseguir uma bebida mais em conta. Dizer ainda que os preços referidos dizem respeito a folhas e flores de chá inteiras. Sendo mais prático utilizar o chá em saquetas, o seu preço é claramente superior e o paladar conferido é menos intenso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here