Início Destinos O melhor da Festa do Avante: muito mais do que um acontecimento...

O melhor da Festa do Avante: muito mais do que um acontecimento político

É conhecida por ser a festa do PCP mas é muito mais do que um acontecimento político. Descubra o melhor da Festa do Avante.

10
0
Festa do Avante
Festa do Avante

Acontecimento marcante no panorama nacional, não apenas para militantes do PCP, comunistas, ou pessoas com ideologia de esquerda…PELO CONTRÁRIO! Independentemente da convicção política são muitos os motivos de interesse desta grande festa. Desde o local onde decorre, até ao excelente cartaz que todos os anos apresenta, sem descurar a gastronomia e cultura que envolve, fique a saber mais sobre este enorme convívio…

 

Local:

A festa do Avante, possivelmente o maior encontro político-cultural do país, realiza-se na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. É um local extraordinário, que conta 25 ha à beira Tejo, propriedade do PCP, onde durante 3 dias, correspondentes ao primeiro fim de semana de Setembro, decorre este magnífico convívio.

Quinta da Atalaia
Quinta da Atalaia

Pode chegar-se facilmente tanto de autocarro (TST), comboio (Fertagus), barco (Transtejo) ou com viatura própria. Vale referir que os transportes públicos têm todos ligação entre si, bem visível e facilmente identificável nos dias do festival.

 

Gastronomia:

Só para abrir o apetite e porque seria necessário um espaço enorme para referir todos os restaurantes e pratos confecionados, ficam algumas das especialidades que pode provar no festival, por região:

Açores – Morcela com ananás, polvo à açoriana, caldo de peixe à maneira açoriana, bifanas, sandes de queijo da Ilha, ananás da ilha do pico.

Alentejo – Ensopado de borrego, carne de porco à alentejana, vinhos da região, paio e enchidos de porco preto.

Algarve – Arroz de Marisco, sapateira, perceves, ostras, sandes de cavala.

Aveiro – Leitão da Bairrada, feijoada de leitão, rojões, vinhos maduros tintos, brancos e espumantes da Bairrada.

Braga – Bacalhau à Braga, frigideiras de Braga, vinhos verdes, brancos e tintos de adegas da região.

Bragança – Posta Mirandesa, feijoada à transmontana, vitela no Pote, alheira da região, vinho M. Ermos.

Castelo Branco e Guarda – Grelhados e pratos variados, bacalhau à Assis, lombo de porco Assado, maranhos da Beira Baixa, sopa serrana, piano grelhado e feijocas serranas.

Coimbra – Chanfana tradicional, porco no espeto (prato, sandes e couvete), rancho à moda de Coimbra, bacalhau à Coimbra.

Leiria – Frango assado na brasa, grelhada mista, sardinha assada, migas, conservas de peixe, vinho tinto e branco da região.

Lisboa – Bitoque com ovo a cavalo e molho especial, frango assado, bacalhau lascado com batata a murro e várias especialidades como Freirinhas (Odivelas), fofinhos de Belas, pastéis de feijão (Torres Vedras), pastéis de nata (Lisboa), queijadas e travesseiros de Sintra, trouxas do Oeste (Malveira),…
Madeira – Picadinho regional, espetada regional, batata cozida, carne de vinho com alhos, sandes de carne de vinho com alho, milho frito, bolo do caco (pão tradicional), pudim de maracujá.

Porto – Francesinhas, tripas à moda do Porto, sandes de pernil de porco com queijo e vinhos regionais.

Santarém – Naco de touro bravo, pica-pau de touro bravo, sopa da pedra, sopa de peixe, bifanas na caralhota.

Setúbal – Arroz de polvo, salada de polvo, polvo de tomatada, massada de peixe, choco frito.

Viana do Castelo – Rojões à moda do Minho com arroz branco, arroz de sarrabulho, pataniscas de bacalhau, bacalhau frito com arroz de feijão vermelho, vinhos verdes e alvarinhos de Monção e Melgaço.

Vila Real – Posta de vitela dos baldios transmontanos, feijoada à Transmontana, canelos fumados, caldo de cebola, vinhos.

Viseu – Vitela arouquesa da Serra de Montemuro (DOP) assada no forno com batata assada, posta de vitela Arouquesa assada na brasa, com batata cozida e salada. Caldo de cebola de Vila Nova de Paiva.

 

Cartaz:

São muitos e para vários estilos os artistas presentes na Festa do Avante. Os espetáculos de música diversificam-se através do Blues, Jazz, Rock, Fado, Cante alentejano, Música clássica, etc. Alguns dos músicos presente no Festival são Bonga, Jon Luz, Blind Zero, Mafalda Veiga com Ana Bacalhau e Expensive Soul.

Expensive Soul
Expensive Soul

Muito importante referir que a Festa do Avante contará com atividades em muitas outras áreas para além da música, como Teatro, cinema, artes plásticas, desporto, ciência, festa do livro e do disco, etc.

 

História, Cultura e Política Nacional e Internacional:

Este evento realizou-se pela primeira vez em 1976 na antiga FIL (Feira internacional de Lisboa). Daí para cá a festa já passou por 5 locais diferentes, nomeadamente Jamor, Altoda ajuda, Loures e finalmente Quinta da Atalaia, o espaço atual.

Por cada distrito do país encontra-se um pavilhão na festa. A gastronomia, produtos regionais e artesanato são incontornáveis na identidade de cada distrito representado nos diversos pavilhões.

O grande convívio e partilha são os expoentes máximos da festa do Avante, mas a parte cultural e política são uma marca clara no evento. Identifica-se esta situação relativamente ao contexto nacional, como já ficou bem expresso, mas também internacional, pois existem representantes de delegações de outros países da responsabilidade de organizações “progressistas” de cada um deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here