Início Destinos Praia do Camilo (Lagos)

Praia do Camilo (Lagos)

É uma das mais belas praias do Concelho de Lagos e do Algarve. Aconchegada pelas suas arribas, a Praia do Camilo é um óptimo lugar para relaxar ao Sol.

3796
0
Praia do Camilo
Praia do Camilo

Aconchegada entre falésias recortadas, a Praia do Camilo possui um pequeno areal ao qual se acede por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Antes de iniciar a descida aprecie a paisagem que é deslumbrante. Muito próximo e com acesso a partir da mesma estrada, situa-se a Ponta da Piedade, uma formação rochosa impressionante, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar. Este é um dos ex-libris da região, que poderá ser admirado na sua plenitude num passeio de barco, percorrendo o interior das grutas e as pequenas praias desertas encaixadas entre as rochas.

Praia do Camilo
Praia do Camilo

A esplanada no topo da arriba oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha de costa entre Lagos e o concelho de Albufeira, com uma ampla perspectiva sobre o oceano salpicado pelos triângulos brancos dos veleiros. Uma grande escadaria de pedra dá acesso à praia, percorrendo uma zona de matos com plantas típicas do barrocal algarvio: carrascos, aroeiras, roselhas e sargaços.

Praia do Camilo
Praia do Camilo

Na face da arriba mais exposta ao mar, dominam a salgadeira e a barrilha, plantas bem adaptadas à salsugem. Uma enorme formação rochosa divide o areal, é possível atravessá-la através de um túnel estreito e húmido, escavado à mão, onde se observam muitas conchas marinhas embutidas na rocha.

Praia do Camilo
Praia do Camilo

Para trás da praia, a arriba é macia e rubra, de natureza areno-argilosa, muito ravinada. Já a ladear o areal dominam os tons ocres das arribas talhadas em calcarenitos, formando relevos típicos como leixões, arcos e sapas. Inúmeras aves apreciam as plataformas rochosas dos leixões, inacessíveis a predadores, sendo comum observar nesta praia corvos-marinhos, gaivotas e guinchos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here