Lave e cozinhe o arroz em 2 chávenas bem cheias de água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixe absorver completamente toda a água, verificando se o arroz está bem cozido.
Acrescente ao tacho o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga e mexa até o açúcar se dissolver. Continue a mexer suavemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar ligeiramente (cerca de 6 a 8 minutos).
Entretanto, mexa as gemas numa tigela até ficarem desfeitas. Acrescente duas a três colheres de sopa do preparado e misture bem (serve para aquecer as gemas e não correr o risco de estas talharem quando as deitarmos no tacho ao lume).
Retire as cascas de limão e o pau de canela do tacho e acrescente em fio as gemas, mexendo sempre, em lume muito brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos), retirando do calor conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido (se gostar do arroz bastante cremoso, retire do lume ainda bastante líquido; ao arrefecer, irá absorver o líquido residual e manter a cremosidade).
Deite o arroz para uma taça ou taçinhas individuais e polvilhe com canela em pó. Sirva morno ou frio.