Cada região de Portugal tem os seus pratos-estrela, que se têm espalhado por todo o país e mesmo por todo o mundo, graças ao seu sabor especial, à frescura dos ingredientes, e à sua facilidade de preparo. Um bom exemplo de um prato assim é esta caldeirada de peixe à setubalense, que hoje lhe mostramos como fazer em sua casa.
A base de qualquer boa caldeirada é o uso de peixe fresco e com qualidade, já que é este ingrediente a estrela principal da receita. Depois, as camadas de legumes servem para tornar a refeição mais farta e realçar o sabor do peixe, criando-se assim um prato delicioso e que conquista o paladar de quem o prova.
Caldeirada de peixe à setubalense
Ingredientes
- 800 g de peixe
- 500 g de batata
- 250 g de cebola
- 150 g de pimento
- 400 g de tomate maduro
- 3 dentes de alho
- 200 ml de vinho branco
- qb de azeite
- qb de sal
- qb de pimenta
- qb de salsa picada
Preparação
- Regue o fundo de um tacho com uma camada generosa de azeite.
- Coloque por cima a cebola em rodelas, o alho laminado, e o pimento às tiras.
- Por cima, junte o tomate em pedaços pequenos, o peixe em pedaços, e batatas às rodelas.
- Finalize a camada com sal, pimenta e alguma salsa picada.
- Faça diversas camadas, até esgotar todos os ingredientes e atingir o topo do tacho.
- Regue tudo com o vinho, e complemente com água, até os ingredientes estarem cobertos.
- Tape o tacho e leve tudo a lume brando, durante cerca de 40 minutos.
- Retifique os temperos, se necessário, e sirva a sua caldeirada bem quente.
Dicas
- Qualquer tipo de peixe fica bem nesta caldeirada de peixe à setubalense, e, portanto, pode escolher aqueles de que mais gosta. Para melhores resultados, recomendamos que coloque os peixes mais rijos no fundo, e os mais leves por cima.
- Todos os ingredientes devem estar em pedaços mais ou menos iguais, para que cozam de forma uniforme. Isto é especialmente importante para as batatas, que tendem a demorar mais tempo a cozinhar.
- Se quiser, pode substituir o tomate maduro e partido pela mesma quantidade de polpa de tomate. Para mais sabor, use uma polpa de tomate que tenha ervas aromáticas.
- Caso não tenha salsa ou não goste do seu sabor, pode substituí-la por coentros.
- O vinho branco vai ajudar a dar mais sabor à caldeirada de peixe à setubalense, pelo que deve escolher um vinho que seja de boa qualidade. Caso goste, pode colocar um pouco mais de vinho na caldeira.
- Não use uma colher de pau para não misturar os ingredientes da caldeira. Basta abanar levemente o tacho de vez em quando, para impedir que os ingredientes colem ao fundo.
- Pode juntar outros sabores à sua caldeirada antes de a servir, como pimentão doce, noz-moscada ou outras ervas aromáticas da sua preferência, que irão complementar o sabor da salsa.