O atum enlatado é um daqueles ingredientes que não pode faltar numa despensa, porque é muito versátil e vai-lhe permitir fazer inúmeras receitas rápidas, mas que não cortam no sabor. Um bom exemplo disso mesmo é esta quiche de atum, milho e cogumelos, cheia de cor, deliciosa e que fica pronta em pouco tempo.
Além disso, a quiche de atum, milho e cogumelos é uma boa forma de aproveitar sobras que tenha por casa, podendo adicioná-las ao recheio para lhe dar ainda mais vida e cor. Temos a certeza de que, assim que provar os resultados, vai querer repetir a receita muitas vezes, conseguindo uma refeição sempre apelativa.
Quiche de atum, milho e cogumelos
Ingredientes
- 1 embalagem de massa quebrada
- 2 latas de atum
- 1/2 pimento vermelho picado
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata pequena de milho cozido
- 1 lata de cogumelos
- 200 ml de natas
- 4 ovos
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação
- Aqueça o seu forno a 180ºC.
- Cubra uma tarteira com a massa quebrada. Pique o fundo com um garfo.
- Escorra o atum e coloque-o num recipiente.
- Acrescente os cogumelos e o milho escorridos.
- Por fim, junte a cebola, o alho e o pimento. Misture tudo bem.
- Coloque esta mistura na tarteira forrada.
- À parte, misture os ovos e as natas. Tempere com sal e pimenta.
- Coloque esta mistura por cima do recheio de atum.
- Leve ao forno quente por 35 minutos.
Dicas
- Tem a possibilidade de trocar a massa quebrada por massa folhada de compra ou por uma base de quiche feita em casa. Lembre-se de manter sempre papel vegetal entre a tarteira e a base de massa, para conseguir desenformar a quiche de atum, milho e cogumelos com mais facilidade, antes de a servir.
- Pode juntar outros ingredientes a seu gosto ao recheio da quiche. Algumas boas opções são tomates cereja em metades, ervilhas, cenoura cozida, espinafres ou brócolos cozidos, frutos secos picados, ou outros sabores da sua preferência.
- Junte um pouco de noz-moscada, gengibre ou queijo ralado à mistura de ovos e natas, para lhe dar ainda mais sabor. Também pode usar ervas aromáticas para o mesmo efeito, como orégãos e manjericão seco.
- Controle o tempo de cozedura da quiche, porque, dependendo do forno, pode levar mais ou menos tempo a ficar pronta a comer. Saberá que a quiche está pronta quando estiver dourada e o recheio estiver sólido.
- Caso note que a quiche começa a queimar, cubra-a com papel de alumínio e continue com o tempo de forno recomendado.
- Pode servir a quiche de atum, milho e cogumelos quente, morna ou fria, consoante o seu gosto. Acompanhe com uma salada, sopa ou arroz.