Com apenas alguns ingredientes e pouco trabalho de preparação, consegue um doce perfeito para ser servido no final de uma refeição, ao lanche ou até mesmo num pequeno-almoço diferente. Apenas terá de seguir as nossas indicações para obter resultados perfeitos e que são de comer e chorar por mais.
Quando provar uma fatia desta tarte de feijão e amêndoa, não vai querer outra coisa, de tão boa que é. Portanto, temos a certeza de que este doce se vai tornar uma presença frequente na sua casa, a ser servido em dias comuns, ou quando tem família e amigos na sua mesa e lhes quer servir algo diferente e delicioso.
Tarte de feijão e amêndoa
Ingredientes
- 250 g de feijão branco cozido
- 1 placa de massa quebrada
- 200 g de açúcar
- 3 ovos + 3 gemas
- 150 g de manteiga
- 150 de farinha de amêndoa
- qb de açúcar em pó
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 190ºC.
- Lave o feijão, escorra-o e triture-o até obter um puré.
- Coloque o feijão num recipiente e junte-lhe o açúcar, os ovos e as gemas. Mexa bem.
- Acrescente a manteiga amolecida e a farinha de amêndoa. Mexa até obter um recheio homogéneo.
- Estenda a massa quebrada por cima de uma tarteira, tendo o cuidado de manter o papel vegetal.
- Pique o fundo da massa com um garfo.
- Coloque o recheio por cima da massa quebrada.
- Polvilhe o topo da tarte com açúcar em pó a seu gosto.
- Leve a tarte ao forno aquecido por 25 minutos.
- Retire a tarte do forno, desenforme-a, e deixe-a arrefecer.
- Antes de servir a tarte, polvilhe-a com mais açúcar em pó.
Dicas
- Se preferir, pode usar uma base de massa folhada em substituição da massa quebrada. Também pode optar por fazer a sua base de tarte em casa, personalizando-a com algumas ervas aromáticas, como menta, ou com frutos secos finamente picados.
- Se quiser dar ainda mais sabor ao recheio da tarte de feijão e amêndoa, junte-lhe um pouco de canela em pó. Também pode adicionar um pouco de hortelã picada, para um toque original e refrescante, ou frutos secos picados, para uma textura diferente e agradável.
- Idealmente, deverá cozer o feijão em casa, já que os feijões enlatados costumam ter um alto teor de sal, o que altera o sabor dos resultados.
- O tempo de cozedura dependerá do seu forno, podendo levar mais ou menos que os 25 minutos indicados. Assim, vá controlando o processo, para retirar a tarte no momento certo. A tarte estará pronta assim que a massa estiver dourada, assim como o recheio, que deve estar dourado e sólido.
- Se quiser, para além do açúcar em pó que vai polvilhar no final, pode juntar outros sabores, como frutos secos triturados, canela em pó, raspas de chocolate, raspas de laranja, ou outros sabores de que goste.