A açorda é um daqueles pratos de referência da culinária portuguesa que todos conhecemos e adoramos, por ser muito fácil de preparar, render bastante e, principalmente, pelo seu sabor e textura únicos. Mas e se dermos um toque ainda mais português à nossa açorda, usando bacalhau? Se nunca complementou uma boa açorda com bacalhau, não sabe o que está a perder!
Mas não se preocupe, porque lhe deixamos aqui a receita para que recrie em casa este prato delicioso. Vai fazer açorda de bacalhau à Alentejana? Reúna os ingredientes necessários, experimente e diga-nos se gostou do resultado!
Açorda de bacalhau à Alentejana
A junção de dois mundos do imaginário culinário português só podia dar azo a um prato cheio de sabor: açorda de bacalhau à alentejana!
Ingredientes
- 3 postas de bacalhau demolhado
- 1 pão alentejano
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 ovo
- 1 ramo de coentros
- 1 dl de azeite
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação
- Coza o bacalhau em água salgada. Reserve a água da cozedura, retire o bacalhau da panela, e descarte a pele e as espinhas. Lasque o bacalhau e reserve-o.
- Parta o pão em pedaços para uma tigela e regue-o com a água de cozedura do bacalhau. Reserve.
- Cubra o fundo de uma panela com o azeite, junte a cebola e o alho picados e deixe refogar uns minutos.
- Acrescente o pão, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Deixe cozinhar até ter uma massa consistente, mexendo de vez em quando.
- Junte o bacalhau lascado à sua açorda, mexa para incorporar e desligue o fogão. Junte o ovo batido à açorda, mexendo bem.
- Espalhe um pouco de coentro fresco picado por cima da açorda. Sirva ainda quente.
Dicas
- Se quiser, pode usar a água de cozedura do bacalhau para diluir um cubo de caldo de marisco e assim dar ainda mais sabor à açorda.
- O pão deve ser do dia anterior, já que assim absorve mais facilmente a água. No entanto, pode também usar pão fresco.
- A açorda deve ser mexida com frequência enquanto está na panela, para que se crie uma mistura homogénea e desfazer bem o pão.
- Para além do bacalhau, pode usar outros peixes brancos para enriquecer a açorda. Também pode usar camarão e outro tipo de marisco.
- O ovo deve ser bem incorporado na açorda.
- Pode usar salsa em vez de coentros, para guarnecer a açorda.
- Se quer uma apresentação diferente, retire o miolo de um pão e recheie a côdea com a açorda.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 592kcalHidratos de Carbono: 9gProteínas: 54gGordura: 37gGordura Saturada: 6gGordura Poliinsaturada: 5gGordura Monoinsaturada: 25gGordura Trans: 1gColesterol: 176mgSódio: 5694mgPotássio: 1273mgFibras: 1gAçúcar: 2gVitamina A: 237IUVitamina C: 7mgCálcio: 164mgFerro: 3mg