O bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da gastronomia portuguesa, especialmente da zona norte de Portugal. Foi criado em meados do século passado por José Valentim, apelidado de “Zé do Pipo”, dono de um restaurante tradicional no Porto. A receita ganhou um concurso de “a melhor refeição ao melhor preço”.
Hoje em dia pode ser apreciado em vários restaurantes do Porto, embora a sua receita original se tenha deturpado um pouco. Mas como não queremos que lhe falte nada… aprenda a fazer um delicioso bacalhau à Zé do Pipo tradicional.
Bacalhau à Zé do Pipo tradicional
Uma receita tradicional repleta de aromas e sabores do Porto, o local de origem do Bacalhau à Zé do Pipo. Aprenda a fazê-lo de forma simples.
Ingredientes
- 1 kg de bacalhau
- 1.5 kg de batata
- 2 litros de leite
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- qb de louro
- qb de azeitonas pretas
- qb de maionese
- qb de azeite
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação
- Coloque o bacalhau num tabuleiro de forno e tempere com o leite, metade do azeite, 2 dentes de alho laminados, o louro e a pimenta. Deixe marinar por 30 minutos.
- Descasque as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água com sal por 20 minutos. Escorra e reduza a puré. Junte um pouco do leite da cozedura do bacalhau e mexa bem.
- Leve o bacalhau ao forno por 20 minutos na marinada. Retire e reserve o líquido da cozedura.
- Descasque as cebolas e pique-as. Leve ao lume num tacho com o restante azeite e deixe refogar até ficarem macias. Junte um pouco do líquido da cozedura do bacalhau e deixe apurar.
- Cubra o bacalhau com uma camada de cebola refogada. Espalhe o puré de batata à volta do bacalhau e alise com uma espátula. Faça uns desenhos com um garfo na superfície do puré.
- Espalhe maionese sobre o bacalhau e leve ao forno até dourar. Decore com azeitonas pretas e sirva.
Dicas
- Pode tornar o puré de batata ainda mais apetitoso se o temperar com um pouco de pimenta e noz moscada.
- Para fazer uma maionese caseira, precisa de ovos, óleo, vinagre ou limão e sal. Pode usar um liquidificador ou uma varinha mágica para bater os ingredientes até ficarem cremosos.
- Acompanhe o Bacalhau à Zé do Pipo com uma boa salada de alface e tomate. Também combina muito bem com legumes cozidos, por exemplo.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 1041kcalHidratos de Carbono: 72gProteínas: 165gGordura: 6gGordura Saturada: 1gGordura Poliinsaturada: 2gGordura Monoinsaturada: 1gColesterol: 380mgSódio: 17600mgPotássio: 5322mgFibras: 9gAçúcar: 5gVitamina A: 360IUVitamina C: 88mgCálcio: 464mgFerro: 9mg