Diz-se que os crepes terão origem na Bretanha, uma região da França, aquando da introdução nestas paragens do trigo sarraceno no século XII. Era com este tipo de trigo que eram feitos inicialmente (e hoje em dia ainda se fazem assim em alguns locais). A verdade é que os crepes franceses ganharam uma fama que se espalhou por todo o mundo. E não admira: são simples, rápidos e fáceis de fazer. E pode ser consumidos doces ou salgados.
Se quer prepará-los segundo a original receita francesa, está no sítio certo! 🙂 Em menos de 30 minutos terá os seus crepes prontos a comer e basta adicionar-lhes um pouco de açúcar, chocolate ou compota de frutas. Bem, na realidade, pode juntar-lhes tudo o que lhe apetecer. 🙂 Aprenda a fazer crepes franceses!
Crepes (receita francesa)
Ingredientes
- 250 g de farinha
- ½ l de leite
- 50 g de manteiga derretida
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar (apenas se quiser fazer crepes doces)
Preparação
- Use uma grande tigela e coloque 250 gramas de farinha e uma pitada de sal.
- Misture os dois e adicione 50 gramas de manteiga derretida ou óleo.
- A seguir, acrescente lentamente meio litro de leite, sem nunca deixar de bater para a massa não criar grumos.
- Bata três ovos à parte e coloque-os na mistura.
- Deixe a massa descansar durante uma hora no frigorífico.
- Depois frite os dois lados numa frigideira untada com pouco óleo ou azeite.
- Assim que estiverem prontas, polvilhe com um pouco de açúcar e recheie com fruta, salgados ou o seu doce favorito.
- Rende 10 crepes.
Dicas
- Um dos truques para que o crepe saia perfeito é a quantidade de óleo na frigideira, que deve ser mínima: corte uma cebola ou uma batata ao meio. Espete um garfo numa das partes e utilize essa parte como pincel, ou seja, molhe-a em óleo e pincele a frigideira com ela.
- Quando colocar a massa na frigideira, incline-a muito acentuadamente e obrigue o líquido a chegar perto da borda da panela. Depois, e apenas num movimento, gire a frigideira uma única vez para garantir que a massa se espalha pela panela inteira. Mas, à medida que roda o pulso para girar a frigideira, diminua progressivamente o ângulo da inclinação para que, ao fim dessa volta, a panela já esteja direita.