Os sonhos de abóbora são um dos doces mais populares na mesa de Natal dos portugueses. São pequenas bolas de massa frita, feitas com abóbora cozida, farinha, ovos e aromatizados com laranja e aguardente.
Depois de fritos, são passados por açúcar e canela e servidos com uma calda de açúcar e limão. São uma verdadeira tentação! Aprenda a fazer sonhos de abóbora húmidos com calda, seguindo uma receita tradicional e repleta de sabor.
Sonhos de abóbora húmidos
Não podem faltar na mesa da Consoada e ficam ainda mais deliciosos com uma calda. Aprenda a fazer sonhos de abóbora húmidos.
Ingredientes
- 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 50 g de manteiga
- 10 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 laranja (raspa e sumo)
- 1 cálice de aguardente
- qb de sal
- qb de óleo para fritar
- qb de açúcar e canela para polvilhar
Para a calda:
- 500 g de açúcar
- 250 ml de água
- 1 limão (casca e sumo)
Preparação
- Arranje a abóbora, corte-a em pedaços, deite-os para um tacho, cubra com água, tempere com sal e leve ao lume até a abóbora ficar macia. Depois escorra-a bem, reduza-a a puré e reserve.
- Deite a manteiga e 2,5 dl de água para outro tacho, tempere com sal e leve ao lume até ferver.
- Adicione de uma só vez a farinha e mexa energicamente até a massa se soltar do fundo do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
- Deite a massa para uma tigela e junte os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.
- Junte depois o fermento, a raspa e o sumo da laranja, a aguardente e o puré de abóbora e misture bem.
- Leve ao lume um tacho com óleo e deixe aquecer bem.
- Com a ajuda de uma colher de sopa, molde pequenas bolas de massa e frite-as no óleo quente, virando-as de vez em quando, até ficarem douradas e cozidas por dentro.
- Retire-as com uma escumadeira e deixe-as escorrer sobre papel de cozinha.
- Passe os sonhos por uma mistura de açúcar e canela e coloque-os numa travessa.
- Prepare a calda: leve ao lume um tacho com o açúcar, a água, a casca e o sumo do limão e deixe ferver até obter uma calda em fio.
- Retire a casca do limão e regue os sonhos com a calda.
- Sirva quentes ou frios, a gosto.
Dicas
- Escolha uma abóbora bem madura e doce, de preferência da variedade menina ou manteiga.
- Coza a abóbora com pouca água e escorra-a bem, para que a massa não fique demasiado mole. Pode até deixar a abóbora secar um pouco ao lume, depois de cozida, mexendo de vez em quando.
- Não deixe a massa arrefecer completamente antes de juntar os ovos, pois assim ficará mais fácil de incorporá-los.
- Não junte todos os ovos de uma vez, pois pode não ser necessário usar todos. A massa deve ficar macia, mas não líquida. Se ficar muito mole, pode juntar um pouco mais de farinha.
- Use uma colher de sopa para moldar os sonhos e mergulhe-a em óleo quente antes de cada colherada, para que a massa deslize facilmente.
- Frite os sonhos em óleo bem quente, mas não demasiado, para que não queimem por fora e fiquem crus por dentro. O óleo deve estar a cerca de 180ºC. Pode usar um termómetro de cozinha para verificar a temperatura.
- Não frite muitos sonhos ao mesmo tempo, para que o óleo não arrefeça e os sonhos não fiquem encharcados.
- Espete os sonhos com um palito enquanto fritam, para que libertem o vapor e fiquem mais macios por dentro.
- Não deixe os sonhos arrefecerem antes de os passar por açúcar e canela, pois assim ficarão mais crocantes por fora.
- Faça a calda pouco antes de servir os sonhos, para que não cristalize. Se preferir, pode fazer uma calda mais espessa, deixando ferver mais tempo, ou uma calda mais aromática, juntando um pau de canela, umas estrelas de anis ou uns cravinhos.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 509kcalHidratos de Carbono: 97gProteínas: 12gGordura: 9gGordura Saturada: 2gGordura Poliinsaturada: 2gGordura Monoinsaturada: 4gGordura Trans: 0.02gColesterol: 164mgSódio: 114mgPotássio: 497mgFibras: 2gAçúcar: 54gVitamina A: 8961IUVitamina C: 22mgCálcio: 64mgFerro: 4mg