A gila é um tipo de abóbora que é muito usada em doces tradicionais portugueses, pelo seu sabor e textura muito convidativos. E a sua combinação com frutos secos é já um clássico, que fica sempre muito bem, como o pode provar esta tarte de gila e amêndoa, muito fácil de recriar na sua casa, em poucos minutos.
Os ingredientes necessários são poucos e não são exóticos, pelo que temos a certeza de que terá muitos deles na sua despensa, prontos a serem usados. Depois de os reunir, apenas terá de seguir as indicações que lhe deixamos abaixo, e deliciar-se. O mais difícil será mesmo esperar que a tarte arrefeça antes de a provar!
Tarte de gila e amêndoa
Ingredientes
- 1 rolo de massa quebrada
- 200 g de açúcar
- 6 ovos inteiros
- 2 gemas
- 250 g de doce de gila
- 200 g de amêndoa moída
- 1 colher de café de canela em pó
- 4 colheres de sopa de leite meio gordo
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 170ºC.
- Enquanto o forno aquece, forre uma tarteira com a massa quebrada.
- Pique o fundo da massa com um garfo. Reserve.
- Num recipiente, bata o açúcar, os ovos e as gemas, até ter um creme fofo.
- Junte a gila, a canela, o leite e amêndoa e bata até ter uma massa homogénea.
- Verta este preparado por cima da massa quebrada.
- Leve ao forno quente por cerca de 35 minutos.
- Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer na forma, antes de a retirar e servir.
Dicas
- Caso prefira, use uma base de tarte caseira para fazer este doce. Também pode utilizar massa folhada de compra como base da tarte. Pode optar igualmente por fazer uma tarte sem base, colocando o recheio na tarteira coberta com papel vegetal e levando ao forno até solidificar.
- Mantenha o papel vegetal da massa quebrada, para garantir que consegue desenformar a tarte de gila e amêndoa com facilidade e sem criar uma confusão.
- Tanto pode usar doce de gila caseiro como de compra nesta receita. Seja qual for a opção, use um doce de boa qualidade, já que isso fará toda a diferença em termos de sabor.
- O tempo de forno desta sobremesa irá variar consoante o seu aparelho, podendo levar entre 30 a 40 minutos. Assim, recomendamos-lhe que acompanhe a cozedura, para perceber quando pode retirar a tarte do forno.
- O recheio da sua tarte não precisa de ficar demasiado cozido, bastando estar firme antes de retirar o doce do forno.
- Antes de servir a tarte, decore-a com açúcar em pó, açúcar baunilhado, frutos secos picados, raspas de chocolate ou outros sabores da sua preferência.