As amêijoas à marinheira são um prato clássico e delicioso que combina o sabor fresco e salgado das amêijoas com um molho rico e saboroso. É uma receita de origem galega, simples, mas que requer alguns cuidados na preparação para garantir que as amêijoas fiquem macias e suculentas.
A receita básica de amêijoas à marinheira inclui amêijoas frescas, alho, cebola, vinho branco, tomate e ervas aromáticas. No entanto, existem muitas variações desta receita e cada cozinheiro tem a sua própria versão. Algumas pessoas adicionam presunto ou chouriço para dar mais sabor ao molho, enquanto outras preferem usar pimentão ou pimenta para dar um toque picante. Aprenda a fazê-las com esta receita tradicional galega.
Amêijoas à Marinheira (receita galega)
Ingredientes
- 600 g de amêijoas
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1/2 malagueta
- 20 g de farinha de trigo
- 10 g de pimentão doce
- 15 ml de tomate frito caseiro (ou polpa de tomate)
- 100 ml de vinho branco
- qb de louro
- qb de salsa fresca
- qb de azeite extra virgem
Preparação
- Coloque as amêijoas numa panela com água abundante e uma colher de sopa de sal grosso e deixe de molho por pelo menos 2 horas para soltarem a areia que possam ter. Troque a água a cada meia hora.
- Coza as amêijoas no vapor numa panela com um copo de água, uma colher de chá de sal grosso e uma folha de louro. Conforme forem abrindo, retire-as e reserve-as.
- Verta um fio de azeite numa frigideira e refogue, em fogo lento, a cebola, o dente de alho bem picado e a malagueta. Deixe refogar até que praticamente se desfaçam.
- Adicione o pimentão e a farinha e mexa rapidamente até obter um creme espesso e homogéneo.
- Adicione o vinho Jerez e mexa até evaporar o álcool.
- Adicione o tomate frito e a água das amêijoas abertas que você terá coado previamente. Prove e ajuste o sal.
- Deixe reduzir por cerca de 5 minutos e coloque na frigideira as amêijoas que tinha aberto e reservado.
- Sirva quente e polvilhado com salsa fresca picada.
Dicas
- A receita original de amêijoas à marinheira é feita com vinho Jerez. Caso o tenha em casa, opte por usá-lo em vez do vinho branco (não são bem a mesma coisa).
- A polpa de tomate é mais concentrada do que o tomate frito e pode dar um sabor mais forte ao prato. Se decidir usar polpa de tomate, comece com uma quantidade menor e ajuste a gosto.
- Ajuste a quantidade de picante consoante o seu gosto pessoal