Muito apreciada no Minho, especialmente durantes os meses de Fevereiro e Março, a lampreia sempre dividiu opiniões. Curiosamente, os apreciadores acusam os não apreciadores de apenas não gostarem do prato porque a lampreia é, segundo eles, um peixe feio! 🙂 Não sabemos se será bem assim, embora concordemos que, realmente, este peixe não tem nada bom aspeto. 🙂
O arroz de lampreia quer-se malandrinho e, por isso, deve utilizar sempre arroz carolino. A lampreia, essa, deverá ser limpa cuidadosamente e colocada em marinada durante algumas horas para apurar o seu sabor. Aprenda a fazer arroz de lampreia!
Arroz de lampreia
Há quem adore e há quem deteste. O certo é que este prato não deixa ninguém indiferente. Aprenda a fazer um delicioso arroz de lampreia.
Ingredientes
- 1 lampreia (de preferência com ovas)
- 2 cebolas
- 6 dentes de alho
- 500 ml de vinho tinto maduro
- 2 folhas de louro
- ½ chouriço de carne
- 1 +½ chávena de arroz carolino
- 4 +½ chávenas de água
- qb salsa
- qb azeite
- qb sal marinho
Preparação
- Escalda-se a lampreia em água a ferver.
- Raspa-se bem a pele, até se retirar toda a camada viscosa que a cobre.
- Esfrega-se com vinagre e passa-se por água fria.
- Num recipiente fundo, partindo do umbigo, abre-se cuidadosamente o ventre e retira-se a tripa, sem a rebentar e aproveitando todo o sangue que escorre no processo.
- Sem a retirar do recipiente onde se estripou, corta-se em pedaços com cerca de 2 dedos de largura.
- Faz-se um marinada com o vinho, alhos, louro e o sal. Pode deixar assim de um dia para o outro, mas não é necessário tanto tempo, umas quantas horas bastam.
- Prepara-se um refogado com as cebolas, o chouriço cortado em rodelas e o azeite.
- Introduz-se a lampreia, acompanhada por toda a marinada, um pouco de salsa picada e deixa-se cozinhar lentamente, em lume brando.
- Quando está tenra, retira-se e deita-se o arroz no tacho e metade da água, deixa-se cozinhar também ele em lume brando.
- Vai-se juntando a água aos poucos, deve ficar bastante caldoso.
- Antes do final da cozedura volta-se a introduzir a lampreia.
- Serve-se imediatamente.
Dicas
- Para que consiga atingir a receita perfeita de arroz de lampreia, tal como se faz no Alto Minho), é necessário saber limpar bem este peixe. Se não o sabe fazer, peça a alguém que saiba.
- A marinada é essencial para dar sabor e aroma a este prato típico. Não salte este passo nem tente fazer de outra forma.
- O arroz de lampreia quer-se malandrinho. Por isso mesmo, utilize sempre o triplo da água em relação ao arroz e prefira sempre carolino em vez de agulha.
- Há quem acrescente um cálice de vinho do Porto ou um cálice de whisky. Se for do seu agrado, vá em frente, mas sem abusar! 🙂
- Se quer dar ainda mais sabor, pode adicionar um cubo de caldo de peixe. No entanto, a lampreia já tem um sabor bastante expressivo após a marinada. Por isso mesmo… fica ao seu critério.
Dados Nutricionais
Serving: 200GCalorias: 207kcalHidratos de Carbono: 10gProteínas: 5gGordura: 6gGordura Saturada: 2gColesterol: 16mgSódio: 305mgPotássio: 257mgFibras: 1gAçúcar: 3gVitamina A: 88IUVitamina C: 5mgCálcio: 31mgFerro: 1mg