Onde quer que exista uma família portuguesa, existem sempre muitos doces típicos do Natal à mesa da consoada, para deleite de todos os que se reúnem nesta época festiva para partilhar uns dias com os seus familiares. As broas de Natal são um dessas iguarias típicas. São muitas as receitas, mas esta é a forma original de as preparar.
Na realidade, cada família possui os seus próprios segredos para confecionar as broas. Por isso mesmo, se tem em casa uma daquelas receitas antigas que a sua avó usava com tanto carinho, é essa que deve seguir. Caso não tenha, então aprenda connosco a fazer broas de Natal à moda antiga.
Broas de Natal à moda antiga
Ingredientes
- 500 g de açúcar
- qb de farinha
- 4 ovos
- 4 dl de azeite
- 6 colheres de chá de erva-doce chá de erva-doce
- 3 colheres de chá de canela chá de canela
- qb de pinhões
- 1 pitada de sal
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Junte todos os ingredientes, exceto a farinha, num alguidar de grandes dimensões.
- Misture bem até obter uma massa homogénea.
- Adicione a farinha aos poucos e vá amassando até formar uma massa que se descola do alguidar.
- Molde pequenas broas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.
- Deixe cozer durante 20 minutos a 180ºC ou até ficarem douradas.
- Retire-as do forno e abafe-as com um pano para não ficarem duras.
- Sirva.
Dicas
- As broas de Natal costumam ser consumidas um pouco moles e por isso é que se abafam assim que saem do forno. Se as preferir duras, não as abafe.
- Os pinhões são os frutos secos mais utilizados na sua confeção por serem típicos desta época festiva mas pode utilizar outros do seu agrado pessoal: nozes ou amêndoas são boas opções.
- Se quiser dar um toque extra de sabor às broinhas, adicione um cálice de vinho do Porto à massa antes de juntar a farinha.