Se há uma fruta versátil e que fica bem com todo o tipo de pratos, dos doces aos salgados, é o pêssego. O seu sabor doce complementa na perfeição os mais diversos ingredientes, para um toque de excelência. E esse é precisamente o caso deste cheesecake de pêssego, com uma textura atrativa e uma grande facilidade de preparo.
Portanto, comece a reunir os ingredientes (algo que não será difícil, já que a receita usa ingredientes que costumamos ter por casa), siga a receita e, no final, terá um doce perfeito em qualquer ocasião, dos jantares formais aos convívios com amigos e família. Afinal, esta é uma daquelas receitas que vai querer repetir muitas mais vezes. Aprenda a fazer um delicioso cheesecake de pêssego.
Cheesecake de pêssego
Ingredientes
Para a base:
- 200 g de bolacha Maria
- 125 g de manteiga derretida
Para o recheio:
- 200 ml de natas frias
- ½ lata de leite condensado
- 6 colheres de sopa de queijo fresco batido
- 2 folhas de gelatina
- Sumo de 2 limas
Para a cobertura:
- 250 g de doce de pêssego
Preparação
- Parta as folhas de gelatina em pedaços e coloque-a em água fria, para amolecer.
- Entretanto, triture as bolachas com um robot de cozinha, até ter um pó fino.
- Junte a manteiga derretida às bolachas e misture bem.
- Cubra a base de uma forma de tarte com fundo removível com a mistura de bolacha e manteiga. Pressione com a ajuda de uma colher para obter uma base firme.
- Leve a base ao frigorífico enquanto prepara o recheio.
- Aqueça o sumo de lima no micro-ondas. Escorra a gelatina e dilua-a no sumo de lima quente.
- Num recipiente à parte, bata as natas até espessarem.
- Junte o queijo fresco, o leite condensado e o sumo de lima com gelatina às suas natas. Bata por mais 1 minuto.
- Verta esta mistura sobre a base de bolacha, garantindo que o topo fica liso. Leve o cheesecake ao frigorífico por 2 horas.
- No final desse tempo (ou quando o seu cheesecake estiver mais compacto), poderá espalhar o doce de pêssego por cima, como cobertura.
- Leve de novo ao frigorífico por mais 2 horas, ou de um dia para o outro.
Dicas
- Pode usar bolachas de amêndoa, chocolate ou aveia para a base do seu cheesecake de pêssego. Outros tipos de bolacha, como de canela, limão ou até coco ficam igualmente bem como fundo da sobremesa.
- Em vez de sumo de lima, pode usar sumo de limão ou de laranja para derreter a gelatina. Se não quiser um toque cítrico no seu cheesecake, pode também optar por dissolver apenas a gelatina no micro-ondas, sem nenhum líquido. 15 segundos deverão ser suficientes para o efeito.
- Se quiser um recheio com um toque diferente, corte alguns pêssegos em cubinhos. Depois, misture-os no recheio antes de o virar por cima da base.
- Se não tiver doce de pêssego para a cobertura, pode triturar alguns pêssegos (naturais ou em calda) para colocar por cima do cheesecake.
- Também pode usar uma embalagem de gelatina de pêssego.
- Decore a cobertura da forma que preferir, juntando-lhe frutos secos, raspas de chocolate, coco ralado, bolacha triturada ou ervas aromáticas bem picadas, como o tomilho-limão ou a hortelã.