Uma invenção espanhola adaptada ao gosto português. A sangria saltou a fronteira do pais vizinho e espalhou-se um pouco por todo o mundo. Em Portugal, gostamos dela com vinho tinto, com a nossa fruta típica e com um pouco de vinho do Porto.
O resultado é uma sangria com um sabor e um aroma que convidam a beber sempre mais um copo… com moderação, claro! A receita é muito simples, rápida e fácil de fazer: sangria tradicional portuguesa de vinho tinto.
Sangria tradicional portuguesa de vinho tinto
A mais tradicional das receitas de sangria: à portuguesa e com vinho tinto, pois claro! E com um cheirinho de bagaço! Quer melhor? Não há! Aprenda a fazer!
Ingredientes
- 0.75 l de vinho tinto
- 0.5 l de gasosa
- 1 laranja (sumo)
- 1 limão (sumo)
- 1 laranja (cortada em pedaços)
- 1 pera (cortada em pedaços)
- 1 maçã (cortada em pedaços)
- 8 morangos (cortados ao meio)
- 3 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 1 cálice de aguardente velha
- 1 cálice de vinho do Porto
- 2 paus de canela
- 6 folhas de hortelã
Preparação
- Lave bem e corte toda a fruta em pedaços.
- Coloque todos os pedaços de fruta numa jarra.
- Adicione o açúcar, o vinho do Porto, a aguardante e as folhas de hortelã.
- Regue com o sumo do limão e de uma das laranjas.
- Adicione o vinho e a gasosa e misture bem.
- Junte os paus de canela e leve ao frigorífico durante algumas horas.
- Sirva com gelo.
- Retire a casca do limão e esprema o sumo (laranja e limão) e misture ao preparado anterior e deixe a mistura ganhar sabor durante uma hora,
- Despeje o preparado para um jarro e junte o vinho e a gasosa por cima
- Por fim, junte os paus de canela e adicione gelo a gosto.
Dicas
- Para um toque mais original, sirva em copos grandes decorados com uma fatia de laranja ou limão e uma folha de hortelã.
- Pode optar por fazer uma sangria com menos álcool, bastando diminuir a quantidade de vinho tinto e aumentar a quantidade de gasosa.
- A sangria tradicional portuguesa é feita com vinho tinto mas pode substituir por vinho branco, caso seja da sua preferência.
- Por falar em vinho… a escolha de um bom vinho é essencial para obter uma sangria deliciosa e refrescante. Escolha um vinho da sua confiança, não necessariamente caro.
- Pode substituir o açúcar amarelo por açúcar mascavado ou normal. Pode também alterar a quantidade deste ingrediente para fazer uma sangria mais ou menos doce, consoante o seu gosto pessoal.
- Pode apurar ainda mais o sabor adicionando sumo de fruta em vez da gasosa simples. Tenha em atenção, no entanto, que a sangria é sempre mais saborosa e refrescante com um pouco de gás.
Dados Nutricionais
Serving: 100mlCalorias: 121kcalHidratos de Carbono: 13gProteínas: 1gGordura: 1gGordura Saturada: 1gSódio: 18mgPotássio: 251mgFibras: 3gAçúcar: 7gVitamina A: 120IUVitamina C: 33mgCálcio: 42mgFerro: 1mg