Diz a lenda que o nome “sopas de cavalo cansado” terá tido origem quando um lavrador, que preparava para si esta sopa, a terá dado a provar ao seu cavalo. O animal, embriagado, deitou-se e não se levantava para trabalhar, parecendo estar cansado. Outras versões dizem que seria um burro em vez de um cavalo, daí o nome alternativo de “sopas de burro cansado”.
O certo é que esta sopa era muito comum no norte de Portugal até há algumas décadas e era popular entre os trabalhadores do campo, que a comiam ao pequeno almoço. Graças a ela, teriam energia suficiente para aguentar um dia de árduo trabalho agrícola. Aprenda a fazer as tradicionais sopas de cavalo cansado.
Sopas de cavalo cansado
Ingredientes
- qb de vinho tinto
- qb de pão (broa de milho, pão alentejano, pão saloio ou pão de centeio)
- 1 gema de ovo
- qb de mel ou açúcar
Preparação
- Verta um pouco de vinho tinto numa tigela.
- Adicione a gema de ovo e o mel e envolva esta mistura.
- Esfarele o pão (parta-o em pedaços) e coloque-o numa tigela.
- Regue o pão com o preparado de vinho tinto.
- Sirva.
Dicas
- As sopas de cavalo cansado podem ser servidas frias ou quentes. Durante o Inverno, é mais frequente aquecer o vinho antes de o utilizar para regar o pão.
- O mel é utilizado por ser mais calórico e fornecer mais energia do que açúcar, mas pode utilizar este último em vez do primeiro.
- Estas sopas eram especialmente populares no norte de Portugal. Por isso mesmo, o tipo de pão mais utilizado para as confeccionar era a broa de milho no Minho e o pão centeio em Trás-os-Montes.
- Algumas pessoas gostam de adicionar um pouco de canela. Se é esse o seu caso, força!
- Se quiser algo para lhe dar energia pela manhã mas não quer utilizar vinho, experimente trocar este ingrediente por café.