Portugal tem uma relação especial com o bacalhau, sendo dos países que mais o consome em todo o mundo. Afinal, não é por acaso que existem mil e uma formas de preparar este ingrediente, sempre com resultados deliciosos. E esta receita de tarte de bacalhau, que hoje lhe deixamos, não é a exceção a esta regra.
Se ficou com vontade de experimentar esta magnífica tarte de bacalhau, reúna tudo aquilo de que vai precisar e deite mãos à obra, seguindo as nossas indicações. Temos a certeza de que, uma vez que prove os resultados, vai querer repetir a receita muitas mais vezes, em todo o tipo de ocasiões e circunstâncias.
Tarte de bacalhau
Ingredientes
- 1 base de massa folhada de compra
- 400 g de bacalhau demolhado e bem escorrido
- 1 alho francês grande
- ½ pimento vermelho em tiras
- 3 dentes de alho
- 6 fatias de bacon
- 5 ovos
- 1 iogurte natural
- ½ chávena de queijo ralado
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC.
- Estenda a massa folhada por cima de uma tarteira, cobrindo bem o fundo e os lados.
- Pique o fundo com a ajuda de um garfo. Reserve.
- Numa taça, bata os ovos e o iogurte, previamente temperado com uma pitada de sal grosso e pimenta preta. Reserve.
- Coloque uma frigideira antiaderente no lume. Quando esta estiver quente, junte o bacon em tiras e deixe que este aloure um pouco.
- Acrescente um fio de azeite e junte-lhe os dentes de alho picados, o alho francês em rodelas e o pimento em tiras. Deixe que os legumes amaciem.
- Junte o bacalhau em pedaços e envolva bem. Cozinhe por 3 ou 4 minutos, acertando o sal, se necessário.
- Coloque esta mistura por cima da massa folhada, cobrindo bem todo o fundo e lados.
- Junte a mistura de ovos e iogurte, vertendo-a por cima do recheio. Polvilhe a superfície com queijo ralado.
- Leve ao forno por 30 a 35 minutos, ou até estar bem dourado.
Dicas
- Os pedaços de bacalhau não devem ser muito grandes, para que possam cozinhar de maneira mais uniforme e não criem desníveis na sua tarte. Se puder, desfie o bacalhau para resultados ainda mais uniformizados.
- Para além do alho-francês e do pimento, pode juntar outros ingredientes ao recheio, como azeitonas ou cenoura previamente cozida.
- Polvilhe um pouco de salsa por cima da tarte de bacalhau antes de a servir. Em alternativa, pode temperar o recheio com um pouco de salsa seca, para realçar o sabor dos ingredientes.
- Outras especiarias e ervas aromáticas são também ideais para dar mais sabor ao recheio. Por exemplo, pode colocar um pouco de noz-moscada na mistura de ovo e iogurte, ou até mesmo um pouco de gengibre ralado.
- A sua tarte estará pronta quando a massa estiver bem dourada, mas não queimada. Se vir que o topo começa a queimar, mas a massa ainda não está pronta, cubra com papel vegetal e continue a assar até estar pronta.