A Tarte de Santiago é uma sobremesa tradicional da região da Galiza, no norte de Espanha. É uma tarte de amêndoa deliciosa e simples, feita com apenas alguns ingredientes básicos: amêndoas moídas, açúcar e ovos. A sua história remonta ao século XVI, quando foi mencionada pela primeira vez em documentos escritos. Desde então, tem sido um elemento constante na culinária galega e é especialmente popular durante as festividades religiosas.
A tarte é tão importante para a região que até tem a sua própria denominação de origem protegida, o que significa que só pode ser chamada de Tarte de Santiago se for feita de acordo com a receita tradicional e na região da Galiza. Aprenda a fazê-la de forma simples em casa.
Tarte de Santiago
Ingredientes
- 250 g de amêndoa moída crua
- 5 ovos grandes
- 250 g de açúcar branco
- ½ limão (raspa)
- ½ colher de chá rasa de canela em pó
- qb de manteiga para untar a forma
- ½ shot de aguardente de ervas ou do licor (da sua preferência)
- 50 g de açúcar em pó para decorar o bolo
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Numa tigela grande, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
- Adicione as raspas de limão e a canela e misture bem.
- Acrescente gradualmente a amêndoa moída e misture bem com um batedor.
- Junte o aguardente ou licor e envolva.
- Unte uma forma com manteiga e despeje a mistura nela.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que ao espetar com um palito, ele saia limpo.
- Retire do forno e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó para decorar.
Dicas
- Existem algumas variações da receita tradicional da Tarte de Santiago. Algumas pessoas adicionam um pouco de licor ou aguardente de ervas à massa para dar um sabor extra.
- Outras pessoas usam farinha de amêndoa tostada em vez de crua para dar um sabor mais intenso de amêndoa. Além disso, a quantidade de açúcar e canela pode variar de acordo com o gosto pessoal.
- No entanto, a receita tradicional da Tarte de Santiago é bastante simples e consiste principalmente em amêndoas moídas, açúcar e ovos. É importante respeitar as proporções desses ingredientes para obter uma torta autêntica.