Cabrito, cordeiro, borrego, anho… os gostos podem variar consoante a região do país mas não há dúvidas que estes são os reis da mesa na Páscoa das famílias portuguesas. Geralmente feitos no forno, claro. E se for em forno de lenha, melhor ainda…
São muitas as receitas típicas da Páscoa e elas não se limitam a cabrito ou cordeiro (o folar, por exemplo, é também de presença obrigatória). Em cada região, do Minho ao Alentejo, da Serra da Estrela a Trás-os-Montes, cada família tem a sua receita secreta para esta época.
Por isso mesmo, se procura inspiração de última hora para o que cozinhar nesta Páscoa, siga a nossa lista com atenção. Lista que tem um pequeno bónus no final: receitas de temperos e de marinadas. Não perca!
1. Cabrito assado no forno à portuguesa
Existem poucos pratos típicos que reúnem tanto consenso como este. Por todo o país, os portugueses dedicam os seus domingos aos almoços em família e, um dos pratos que não pode faltar, é o cabrito assado no forno acompanhado com batatas. Trata-se de uma refeição farta e que convida a um bom vinho tinto.
Esta é a mais típica receita de cabrito assado no forno. Também pode cozinhá-lo, se tiver condições para isso, em forno de lenha e, assim, experimentar um pouco da tradição e dos costumes das nossas avós. Reúna os ingredientes e deite mãos à obra!
2. Borrego assado no forno à alentejana
Antigamente, era considerado comida nobre. Talvez por isso mesmo se tenha tornado tradição consumir borrego assado no forno especialmente em épocas festivas, como a Páscoa ou o Natal. O certo é que todas as tradições acabam por evoluir e, hoje, ele é consumido de forma regular durante todo o ano.
Esta receita, típica do Alentejo, requer que se asse o borrego no forno lentamente. Só assim é possível apurar todo o sabor e garantir que a carne seja tenra. Outro fator importante é limpar bem a carne, mas isso está explicado nas instruções deste prato. Aprenda a fazer borrego assado no forno à alentejana.
3. Cabrito assado no forno à moda do Minho
Este prato de Cabrito Assado no Forno à moda do Minho é a escolha de muitas famílias portuguesas para o almoço do domingo de Páscoa, especialmente a norte do país e na região que lhe dá nome.
Saiba como preparar a receita tradicional, carregada de história e de sabores e sabores passados. Anote a receita e experimente este delicioso Cabrito Assado no Forno à moda do Minho para uma refeição memorável.
4. Borrego assado no forno
Sempre que chega a Páscoa, a procura por um bom pedaço de borrego para assar no forno torna-se parte do dia a dia dos portugueses. A tradição manda que seja este o prato típico para almoçar com a família durante esta época. Mas se antigamente era apenas na Páscoa que se comia borrego, hoje é cada vez mais comum fazê-lo durante quase todo o ano.
Acompanhado por batatas, grelos ou espinafres (e talvez regado com algum molho cuja receita é segredo de família), o borrego assado no forno é sempre uma daquelas refeições que agrada a toda a gente. Aprenda a receita!
5. Perna de borrego assada
Esta receita de Perna de Borrego Assada é daqueles pratos de fim-de-semana, de domingos descansados, ou para assinalar datas festivas. E o forno dá-nos o tempo de lazer que estes dias nos pedem, sem confusões na cozinha.
Prepare uma refeição deliciosa, para fazer com tempo e desfrutar sem pressas! Surpreenda todos à mesa com esta receita de Perna de Borrego Assada.
6. Cabrito assado no forno à padeiro
Se gosta de cabrito então vai adorar esta receita suculenta de Cabrito Assado no Forno à Padeiro. O cabrito é um prato que costuma estar presente na páscoa e no natal em determinadas regiões do país.
Aprenda a preparar esta receita deliciosa receita de Cabrito Assado no Forno à Padeiro tão fácil de preparar!
7. Cabrito à serrana
Um dos mais típicos pratos da Serra da Estrela é o famoso Cabrito Assado no Forno. O fator diferenciador é de ser o Cabrito da Serra da Estrela que, como é sabido, é o cabrito mais saboroso do País, devido aos pastos de que dispõe. Aprenda a fazer cabrito à serrana!
8. Como temperar cabrito
O cabrito assado no forno é um daqueles pratos típicos que não podem faltar na mesa dos portugueses, especialmente durante a época da Páscoa. Mas como temperar cabrito? E se for para assar no forno a lenha? A técnica de tempero é a mesma, independentemente da forma que escolha para o assar.
O cabrito requer um método de preparação e tempero bastante demorado e que inclui uma marinada. Tudo isto para eliminar maus odores da carne, torná-la mais macia e aprimorar o seu sabor. A receita que aqui lhe propomos é fácil de fazer e permite alterações nas especiarias e ervas aromáticas que irá utilizar. Aprenda a temperar cabrito!
9. Como temperar borrego
Temperar borrego pode ser um processo complicado e demorado. Especialmente porque, antes de temperá-lo, deve começar por lavá-lo muito bem. Lavar e preparar a carne de borrego é o primeiro passo para eliminar os maus cheiros típicos desta carne. Este processo deve ser feito com água quente e limão.
Depois vem a parte do tempero. Regra geral, o tempero para borrego assado no forno é igual aos temperos para grelhar ou estufar. O conjunto de especiarias e ervas aromáticas a utilizar pode também depender do seu gosto pessoal. Aprenda a temperar borrego!
10. Marinada para borrego assado no forno
Se pretender assar um borrego no forno irá, de certeza, querer fazer uma marinada. Pode ser feita de muitas formas diferentes, consoante o seu gosto pessoal. Mas temos a certeza que irá adorar a nossa sugestão. 🙂 A marinada para borrego assado no forno que aqui lhe apresentamos é simples e muito fácil de fazer.
Deve começar por limpar bem a carne do borrego. Depois, uma boa marinada terá que conter obrigatoriamente algo ácido (como limão, laranja ou vinagre), algo líquido (como vinho branco ou tinto) e especiarias.