A bavaroise é uma sobremesa originária da França, que consiste num creme aromatizado com frutos, baunilha ou chocolate, espessado com gelatina e misturado com natas batidas. O resultado é uma sobremesa leve, areada e delicada, que se serve fria ou gelada, normalmente em forma de pudim ou em taças individuais.
Uma das variações mais populares da bavaroise é a de maracujá, que combina o sabor ácido e perfumado deste fruto com a doçura e a cremosidade do creme. A bavaroise de maracujá é uma ótima opção para os dias quentes, pois é refrescante e fácil de fazer. Aprenda a fazê-la com esta receita fácil e rápida.
Bavaroise de maracujá
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata pequena de polpa de maracujá
- 2 pacotes de natas
- 1 saqueta de gelatina de maracujá
- 2 dl de água
- 4 folhas de gelatina
Preparação
- Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria e deixe hidratar por alguns minutos.
- Numa panela, coloque a água e a gelatina de maracujá e leve ao lume médio, mexendo até dissolver completamente.
- Escorra as folhas de gelatina e junte-as à mistura anterior, mexendo bem para incorporar.
- Desligue o lume e adicione o leite condensado e a polpa de maracujá, mexendo bem para obter um creme homogéneo.
- Transfira o creme para uma tigela grande e deixe arrefecer um pouco.
- Bata as natas em chantili firme, usando uma batedeira elétrica ou um fouet.
- Adicione as natas ao creme de maracujá, aos poucos, envolvendo delicadamente com uma espátula ou uma colher.
- Unte uma forma com buraco no meio com um pouco de óleo ou manteiga e verta a bavaroise na forma, alisando a superfície com uma espátula.
- Leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas ou até ficar firme.
- Desenforme a bavaroise num prato grande e decore a gosto com polpa de maracujá, chantili, raspas de chocolate ou frutos frescos.
Dicas
- Para fazer uma bavaroise mais leve e saudável, pode substituir o leite condensado por iogurte natural magro ou queijo quark. Neste caso, pode adoçar o creme com mel, açúcar mascavado ou adoçante natural, como stevia ou xilitol.
- Para fazer uma bavaroise vegan, pode substituir as natas por leite de coco bem cremoso e as folhas de gelatina por agar-agar, que é um espessante vegetal extraído das algas. Neste caso, pode usar leite condensado de coco ou de soja para adoçar o creme.
- Pode utilizar a mesma receita para fazer uma bavaroise de outros sabores, pode usar outros frutos em vez de maracujá, como morango, manga, limão, laranja ou framboesa. Neste caso, pode usar gelatina do mesmo sabor do fruto ou gelatina incolor e adicionar o sumo ou a polpa do fruto ao creme.