A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, muito encontrada no nosso país nas regiões do Alentejo e do Algarve. Mas a sua fama já se espalhou pelo resto do país e até por todo o mundo, sendo considerado por muitos como um excelente substituto do chocolate, graças ao sabor das vagens depois de serem torradas.
Uma excelente forma de apreciar a alfarroba é através de doces como o que hoje lhe deixamos – um magnífico bolo de alfarroba e laranja. Nele se combinam dois sabores que nos remetem para o Algarve, conseguindo um aroma incrível e uma textura muito apelativa que nos traz vontade de querer repetir a experiência de provar.
Bolo de alfarroba e laranja
Ingredientes
- 4 ovos
- 200 g de açúcar
- 200 g de farinha
- 100 g de farinha de alfarroba
- 250 ml de sumo de laranja
- 150 g de margarina
- 1 cálice de vinho do porto
- Frutos secos a seu gosto nozes, amêndoas, sultanas…
Preparação
- Aqueça o forno a 180ºC. Entretanto, unte uma forma com manteiga, e polvilhe com farinha. Reserve.
- Num recipiente, misture os ovos e o açúcar, mexendo até obter um creme. Reserve.
- Derreta a margarina e junte-a ao creme anterior, mexendo.
- Acrescente o sumo de laranja e as farinhas, mexendo até ter uma mistura homogénea.
- Por fim, incorpore o vinho do Porto e os frutos secos.
- Verta esta massa na forma untada.
- Leve ao forno por cerca de 40 minutos.
- Desenforme quando o bolo tiver arrefecido um pouco. Sirva frio.
Dicas
- Para garantir que o seu bolo desenforma na perfeição, pode usar uma forma de silicone, ou optar por untar a forma, cobri-la com papel vegetal e voltar a untá-la, polvilhando com farinha nesse ponto.
- O uso do vinho do Porto é opcional nesta receita. Se quiser, pode usar um licor da sua preferência para o substituir, como um licor de chocolate, de café, de canela ou de laranja. Também pode utilizar whisky ou brandy.
- Deixe que a margarina arrefeça um pouco antes de a adicionar à mistura de ovos e açúcar, para não comprometer a textura que obteve. Não precisa de esperar muito tempo, apenas uns minutos bastam.
- Os frutos secos devem estar bem picados, para não criarem uma textura mais desagradável ao paladar. Use uma picadora para obter um picado fino, mas não deixe os frutos demasiado tempo na máquina, para não obter farinha!
- O tempo total de forno vai depender do seu eletrodoméstico. Assim, deve ir acompanhando o processo, fazendo o teste do palito para perceber quando pode tirar o bolo de alfarroba e laranja do forno.
- Caso o topo do bolo esteja a queimar, cubra-o com papel de alumínio e prossiga com a receita.
- Decore a seu gosto com canela em pó, açúcar em pó, frutos secos picados, ou outro ingrediente da sua preferência.