O cabrito assado no forno à moda do Minho é a definição perfeita de comida de conforto. É particularmente apreciado durante as épocas festivas (Páscoa ou Natal) mas também como prato principal de um almoço de domingo em família.
E claro, sabe sempre melhor quando é feito segundo a receita mais antiga e tradicional. Aprenda a fazer um delicioso cabrito assado no forno à moda do Minho.
Cabrito assado no forno à moda do Minho
É ideal para um almoço de domingo em família e também para as épocas festivas. Aprenda a fazer cabrito assado no forno à moda do Minho.
Ingredientes
- 1 cabrito com cerca de 8 a 10 kg cortado em pedaços
- 4 cebolas grandes cortadas em rodelas
- 6 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de salsa
- 1 ramo de tomilho
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de colorau
- 1 litro de vinho branco seco de preferência da região do Minho
- 0,5 litro de água
- 0,25 litro de azeite
- 100 g de banha de porco
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação
- Coloque o cabrito numa taça grande e cubra-o com água fria. Junte as rodelas de limão e deixe repousar durante 2 horas. Este passo vai ajudar a amaciar a carne e a eliminar o cheiro forte que o cabrito pode ter.
- Escorra o cabrito e seque-o bem com papel de cozinha. Tempere-o com sal e pimenta e reserve.
- Numa tigela, misture o vinho branco, a água, o azeite, o alho, o louro, a salsa, o tomilho, os cominhos e o colorau. Esta é a marinada que vai dar sabor e maciez ao cabrito.
- Numa assadeira grande, disponha as rodelas de cebola e coloque o cabrito por cima. Regue com a marinada e espalhe a banha de porco em pedacinhos sobre a carne.
- Cubra a assadeira com papel de alumínio e leve ao frigorífico durante 12 horas, virando o cabrito de vez em quando para que fique bem impregnado com a marinada.
- No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire o papel de alumínio da assadeira e leve o cabrito ao forno durante 2 horas, regando-o de vez em quando com o molho que se vai formando. Se o molho secar muito, junte um pouco mais de água ou vinho branco.
- Passado esse tempo, junte as batatas à volta do cabrito e tempere-as com sal e pimenta.
- Mexa-as para que fiquem bem envolvidas no molho e volte a levar ao forno por mais 1 hora, ou até que o cabrito e as batatas estejam dourados e tenros.
- Retire o cabrito do forno e transfira-o para uma travessa. Sirva-o acompanhado das batatas assadas e de uma salada verde. Bom apetite!
Dicas
- Escolha um cabrito de qualidade, de preferência da região do Minho, onde se criam os melhores cabritos do país. O cabrito ideal deve ter entre 4 a 6 meses de idade e entre 8 a 12 kg de peso, para que a carne seja tenra e saborosa.
- Não se esqueça de colocar o cabrito numa taça com água e rodelas de limão antes de o temperar. Este passo vai ajudar a amaciar a carne e a eliminar o cheiro forte que o cabrito pode ter.
- Faça a marinada com antecedência e deixe o cabrito a marinar durante 12 horas no frigorífico, virando-o de vez em quando para que fique bem impregnado com os temperos. A marinada deve conter vinho branco seco, de preferência da região do Minho, como um Alvarinho ou um Loureiro, que vai dar acidez e aroma à carne.
- Cozinhe o cabrito em forno moderado, coberto com papel de alumínio, durante 2 horas, regando-o de vez em quando com o molho que se vai formando. Se o molho secar muito, junte um pouco mais de água ou vinho branco.
- Junte as batatas à volta do cabrito e tempere-as com sal e pimenta. Mexa-as para que fiquem bem envolvidas no molho e volte a levar ao forno por mais 1 hora, ou até que o cabrito e as batatas estejam dourados e tenros.
- Sirva o cabrito acompanhado das batatas assadas e de uma salada verde. Pode também servir com grelos salteados em azeite e alho, que são um acompanhamento típico do Minho.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 212kcalHidratos de Carbono: 8gProteínas: 1gGordura: 13gGordura Saturada: 10gGordura Poliinsaturada: 0.2gGordura Monoinsaturada: 1gColesterol: 0.1mgSódio: 8mgPotássio: 163mgFibras: 1gAçúcar: 3gVitamina A: 82IUVitamina C: 5mgCálcio: 28mgFerro: 1mg