Temperar borrego pode ser um processo complicado e demorado. Especialmente porque, antes de temperá-lo, deve começar por lavá-lo muito bem. Lavar e preparar a carne de borrego é o primeiro passo para eliminar os maus cheiros típicos desta carne. Este processo deve ser feito com água quente e limão.
Depois vem a parte do tempero. Regra geral, o tempero para borrego assado no forno é igual aos temperos para grelhar ou estufar. O conjunto de especiarias e ervas aromáticas a utilizar pode também depender do seu gosto pessoal. E procurar ideias para assar borrego, talvez goste de ver as nossas sugestões: borrego assado no forno e borrego assado no forno à alentejana. Aprenda a temperar borrego!
Como temperar borrego
Ingredientes
- qb água quente
- 2 limões (ou laranjas)
- 1 dl azeite
- 2.5 dl vinho branco
- 5 dentes de alho
- qb louro
- qb sal
- qb pimenta
- qb colorau
Preparação
- O primeiro passo para preparar o borrego é lavá-lo bem na véspera. Deve retirar-lhe as gorduras e lavá-lo várias vezes em água bem quente.
- Depois de o lavar, coloque-o num alguidar grande, cubra-o com água quente e junte os limões cortados em rodelas.
- Deixe repousar durante algumas horas.
- Passado esse tempo, escorra a água e deite fora as rodelas de limão. Coloque o borrego na tigela em que o vai temperar.
- Faça uma massa com sal, pimenta preta, dentes de alhos esmagados, louro e colorau.
- Adicione o azeite e a salsa picada.
- Barre a carne de borrego com esta massa e regue com vinho branco.
- Envolva tudo muito bem e leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Dicas
- A carne de borrego pode ter um cheiro muito intenso caso não seja devidamente limpa. Uma das coisas mais importantes para eliminar o mau cheiro é retirar o bedum. Se não o sabe fazer, peça que o façam no seu talho.
- O tempo de descanso em água e ácido é também muito importante. O mais habitual é utilizar limões, mas também pode optar por laranjas e até vinagre.
- Existem outros temperos que podem aportar ainda mais sabor e aroma à carne do borrego: hortelã, tomilho e alecrim são sempre boas opções.
- Se procura algo de diferente e original, pode também temperar com uma mistura de mel, gengibre e hortelã.