A crème brûlée é uma sobremesa clássica francesa que tem encantado os paladares de gerações. Com a sua textura cremosa e a sua crosta crocante de açúcar caramelizado, é difícil resistir a esta delícia. A origem da crème brûlée é disputada entre os franceses, ingleses e catalães, mas a primeira referência histórica desta sobremesa encontra-se no livro de receitas “Nouveau cuisinier royal et bourgeois” de François Massialot, publicado em 1691.
A crème brûlée pode ser aromatizada com uma variedade de ingredientes para dar um toque pessoal e variar o sabor. Alguns exemplos incluem raspas de limão ou laranja, canela, café, chocolate ou licores. Aprenda a fazê-la com esta receita antiga e original.
Crème brûlée
Ingredientes
- 5 gemas
- 100 g de açúcar
- 50 cl de natas
- 1 vagem de baunilha
Preparação
- Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e espumosa.
- Corte a vagem de baunilha ao meio e raspe o interior com uma faca para retirar as sementes.
- Adicione as sementes à mistura de gemas e açúcar e misture bem.
- Adicione gradualmente as natas à mistura, mexendo vigorosamente com um batedor de arame.
- Distribua o creme pelas taças e leve ao forno pré-aquecido a 100°C (até 140°C dependendo da potência do seu forno) durante cerca de 1 hora.
- Deixe arrefecer à temperatura ambiente e coloque no frigorífico durante cerca de 2 horas para que o creme fique firme.
- Antes de servir, polvilhe a superfície do crème brûlée com açúcar mascavado e caramelize com um maçarico de cozinha ou colocando as taças por alguns instantes sob a grelha do forno muito quente (se optar por esta última opção, coloque as taças no congelador durante 15-20 minutos antes de caramelizar).
Dicas
- Pode adicionar outros ingredientes à receita de crème brûlée para dar um toque pessoal e variar o sabor.
- Alguns exemplos de ingredientes que podem ser adicionados incluem raspas de limão ou laranja, canela, café, chocolate, licores ou outros aromatizantes.
- Embora seja possível substituir as natas por leite na receita de crème brûlée, isso pode alterar a textura e o sabor do prato final.
- As natas têm um teor de gordura mais elevado do que o leite e ajudam a dar ao crème brûlée a sua textura rica e cremosa.
- Se usar leite em vez de natas, o resultado final pode ser menos cremoso e mais líquido.