Quer ter o sabor mais genuíno e tradicional do Alentejo na sua mesa de Natal? Então estas são as filhoses ideais para si. Trata-se de uma receita muito antiga, passada de geração em geração e que chega aos dias de hoje com todo o sabor de antigamente.
As filhoses alentejanas levam um toque de banha, o que apura o seu sabor. Obviamente, pode substituir a banha por outra gordura, como manteiga ou azeite. Mas para manter o sabor original, recomendamos mesmo que utilize a banha. Aprenda a fazer filhoses alentejanas para este Natal.
Filhoses alentejanas
Toda a tradição do Alentejo numa receita com muitas gerações, passada de mães para filhas. Aprenda a fazer filhoses alentejanas.
Ingredientes
- 1 kg farinha de trigo sem fermento
- 3 laranjas cortadas ao meio
- 3 ovos
- 1 copo de aguardente
- 100 g banha derretida
- 4 colheres de sopa de azeite previamente aquecido com uma côdea de pão para lhe retirar a acidez
- qb óleo para fritar
- qb sal
Preparação
- Pôr a farinha num alguidar, fazer uma cova e espremer o sumo das laranjas dentro da cova. Deitar os ovos, o sal e a aguardente.
- Entretanto aquecer o azeite. Quando estiver quente, fritar uma côdea de pão para lhe retirar a acidez.
- Depois retirar a côdea e deitar o azeite na farinha juntamente com a banha derretida. Amassar muito bem.
- Pôr um pouco de água a ferver com as cascas das laranjas, mas só durante 2 a 3 minutos para não amargar.
- Regar pouco a pouco a massa com a água quente das cascas, à medida que vai secando. Continuar a amassar até que a massa não pegue nas mãos.
- A massa tem de ficar quente para se poder esticar bem. Pode cortar a massa em dois pedaços e amassar uma metade de cada vez.
- Polvilhar a mesa com um pouco de azeite e experimentar esticar um pouco de massa. Se ela se partir ainda não está boa. Continuar a amassar até que fique mais elástica e se consiga esticar bem.
- Depois com o rolo (ou se não tiver uma garrafa de vidro) untado um pouco de azeite estender devagarinho a massa o mais finamente possível.
- Cortar a massa com uma recortilha em forma de retângulos ou quadrados e fazer três riscos ao meio. Pegar delicadamente e colocar numa toalha para ir secando.
- Depois de estendidas todas as filhoses, fritá-las em óleo quente, onde também previamente se fritou uma côdea de pão.
- Virar as filhoses no óleo e retirar logo a seguir para não ficarem queimadas.
- Colocar numa travessa. Na altura de servir polvilhar com açúcar.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 491kcalHidratos de Carbono: 81gProteínas: 12gGordura: 13gGordura Saturada: 9gColesterol: 49mgSódio: 21mgPotássio: 196mgFibras: 4gAçúcar: 4gVitamina A: 160IUVitamina C: 21mgCálcio: 38mgFerro: 5mg