O folar é praticamente sinónimo de Páscoa no nosso país, apesar de todas as diferentes formas de o fazer que existem. No Norte de Portugal, privilegia-se o folar salgado (como o Folar de Chaves ou o Folar de Valpaços, por exemplo), e no resto do país, é o folar doce que reina.
Se está à procura de recriar o folar doce da sua infância (ou se está mais habituado à versão salgada e quer experimentar esta versão do folar), deixamos-lhe aqui a receita, muito simples de se seguir e com resultados de comer e de chorar por mais. Faça o seu folar doce à moda antiga em casa seguindo as nossas indicações. Verá que é muito simples, e que o esforço vale bem a pena!
Folar doce à moda antiga
Ingredientes
- 20 gr de fermento de padeiro
- 200 ml de leite morno
- 50 gr de açúcar
- 500 gr farinha de trigo T65
- 125 gr de manteiga
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de erva-doce
- 5 ovos 1 deles cozido
- 1 pitada de sal
- 1 gema para pincelar
Preparação
- Dissolva o fermento em 100ml do leite. Junte 100g da farinha, misture bem, e deixe esta massa levedar durante duas horas.
- No final deste tempo, misture a restante farinha, o açúcar, a manteiga, a canela, a erva-doce, os ovos e o sal. Envolva todos os ingredientes e acrescente os restantes 100ml de leite aos poucos.
- Numa superfície enfarinhada, junte esta mistura ao preparado com o fermento e amasse bem, até ter uma massa homogénea.
- Coloque a massa num alguidar, cubra-a com um pano, e deixe levedar durante ecrã de uma hora (até dobrar de volume).
- Molde bem a massa, formando uma bola. No centro, faça uma pequena cova para colocar o ovo cozido. Cubra o ovo com algumas tiras de massa, se desejar.
- Aqueça o forno a 180ºC. Quando este estiver quente. Pincele o folar coma gema de ovo e leve-o a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer antes de o servir.
Dicas
- A massa estará pronta a levedar quando se desprender com facilidade das mãos e da superfície de trabalho.
- Levede o seu folar num local com temperatura quente e constante, para melhores resultados.
- Trabalhe a massa de dentro para fora, ou seja, do centro para as bordas, para misturar mais facilmente todos os ingredientes.
- Pode juntar um pouco mais de farinha à massa se esta estiver muito líquida.
- Algumas pessoas gostam de usar raspa de laranja na massa do seu folar. Se esse for o caso, incorpore bem as raspas na massa quando a estiver a amassar.
- Se preferir, pode não usar o ovo cozido para decorar o folar e deixá-lo simples, ou usar só tiras de massa na decoração.