O Pão de Ló de Ovar é o resultado direto do saber fazer requerido para a preparação da massa e respetiva cozedura, cuja história remonta a sua confeção desde os finais do século XVIII.
Apresenta-se dentro de uma forma revestida com papel branco, com o formato de uma “broa” de massa leve, cremosa, fofa e de cor amarela designada por “ló” com uma fina côdea acastanhada dourada levemente húmida, e o interior de textura húmida designado como “pito”. Aprenda a receita!
Pão de Ló de Ovar
Muito diferente do pão de Ló habitual, o pão de Ló de Ovar caracteriza-se pelo seu irresistível recheio de ovos moles. Aprenda a receita!
Ingredientes
- 10 gemas
- 4 ovos
- 200 gr de açucar
- 80 gr de farinha
Preparação
- Pré-aquecer o forno a 220º.
- Untar com manteiga uma forma redonda sem buraco revesti-la a papel vegetal ligeiramente untado. Reservar.
- Juntar as gemas, ou ovos e o açúcar e bater durante 20 minutos.
- Acrescentar a farinha e bater mais 5 minutos.
- Verter o preparado na forma e levar ao forno durante 7-8 minutos (se começar a dourar demasiado colocar papel de alumínio)
- Reduzir a temperatura para 100º e deixar cozer mais 10 minutos.
- Retirar do forno, deixar arrefecer e servir.
Dicas
- O comportamento do forno é muito importante nesta receita. Estas temperaturas e tempos funcionam bem no meu forno, mas poderão ter de sofrer alterações para outros fornos.
- Para saber se já está pronto, espetar um palito na massa junto à borda da forma, tem de sair seco. Se espetar no meio, terá de sair húmido para ficar com o creme de ovos-moles.
Dados Nutricionais
Serving: 100GCalorias: 316kcalHidratos de Carbono: 45gProteínas: 10gGordura: 11gGordura Saturada: 4gColesterol: 435mgSódio: 57mgPotássio: 87mgFibras: 1gAçúcar: 34gVitamina A: 591IUCálcio: 57mgFerro: 2mg