Seja como sobremesa num almoço de domingo em família ou para enriquecer a mesa da Consoada quando todos se juntam para celebrar o Natal, o pudim de laranja à moda antiga faz sempre sucesso e nunca deixa ninguém indiferente.
Esta é uma receita de passou de geração em geração e que ainda hoje é apreciada por todos aqueles que teimam em manter vivas as tradições familiares. Afinal de contas, se o original funciona muito bem, para quê inventar? Aprenda a fazer um delicioso pudim de laranja à moda antiga.
Pudim de laranja à moda antiga
Uma receita deliciosa que sabe ainda melhor quando é preparada segundo a forma mais tradicional. Aprenda a fazer pudim de laranja à moda antiga.
Ingredientes
- 12 ovos
- 500 g de açúcar
- 500 ml de sumo de laranja natural
- Raspa de 1 laranja
- qb de caramelo líquido
Preparação
- Numa tigela, bata os ovos com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.
- Adicione o açúcar e continue a bater até dissolver bem.
- Junte o sumo de laranja e a raspa de laranja e misture bem.
- Unte uma forma com tampa com caramelo líquido, cobrindo bem o fundo e as laterais.
- Verta a mistura do pudim na forma e feche bem a tampa.
- Leve a forma ao lume, em banho-maria, e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos, ou até o pudim ficar firme.
- Retire a forma do lume e deixe arrefecer completamente.
- Desenforme o pudim com cuidado e sirva frio ou à temperatura ambiente, regado com mais caramelo líquido se desejar.
Dicas
- Use ovos frescos e à temperatura ambiente, para evitar que o pudim fique com cheiro ou sabor a ovo.
- Use laranjas doces e maduras, de preferência biológicas, para obter um sumo mais saboroso e aromático.
- Coe o sumo de laranja antes de o usar, para eliminar as sementes e a polpa, que podem interferir na textura do pudim.
- Bata os ovos com uma vara de arames, em vez de usar uma batedeira elétrica, para evitar que o pudim fique com bolhas de ar, que podem fazer com que ele rache ou fique com buracos.
- Não bata a mistura do pudim em excesso, para evitar que ela fique muito aerada e perca a cremosidade.
- Use uma forma com tampa, que pode ser de alumínio, de vidro ou de silicone, para evitar que o pudim seque ou queime durante a cozedura.
- Não encha a forma até ao topo, deixe cerca de 2 cm de espaço, para evitar que o pudim transborde ou que a tampa se solte.
- Use uma panela grande e funda, com água a ferver, para fazer o banho-maria. A água deve chegar até cerca de metade da altura da forma, para que o pudim cozinhe uniformemente.
- Não destape a forma durante a cozedura, para evitar que o pudim perca calor ou que entre água na mistura.
- Verifique o ponto do pudim com um palito, que deve sair limpo e seco. Se o pudim ainda estiver líquido, deixe cozinhar mais alguns minutos, mas sem exagerar, para evitar que ele fique duro ou elástico.
- Deixe o pudim arrefecer completamente antes de o desenformar, para evitar que ele se parta ou que fique colado à forma. Se necessário, passe uma faca sem ponta pelas laterais da forma, para soltar o pudim com mais facilidade.
- Guarde o pudim no frigorífico, dentro da forma e com a tampa fechada, até ao momento de servir. O pudim pode durar até 3 dias no frigorífico, se bem acondicionado.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 729kcalHidratos de Carbono: 139gProteínas: 18gGordura: 13gGordura Saturada: 4gGordura Poliinsaturada: 3gGordura Monoinsaturada: 5gGordura Trans: 0.1gColesterol: 491mgSódio: 190mgPotássio: 447mgFibras: 0.3gAçúcar: 136gVitamina A: 975IUVitamina C: 66mgCálcio: 90mgFerro: 3mg