Há dias em que apenas nos apetece comer alguma coisa rápida, mas em que queremos algo feito em casa. Nessas ocasiões, as quiches são sempre uma boa opção, já que são rápidas, requerem pouco trabalho e podem ser feitas com os mais diversos ingredientes, como é o caso desta quiche de alho francês e bacon.
Assim, temos a certeza de que, quando provar os resultados desta quiche de alho francês e bacon, os vai querer repetir muitas mais vezes, tanto no final de um dia cansativo de trabalho, como quando tem convidados em sua casa ou quer fazer uma refeição diferente. Reúna os ingredientes e deite mãos à obra!
Quiche de alho francês e bacon
Ingredientes
- 1 embalagem de massa quebrada
- 100 g de bacon
- 3 ovos
- 250 ml de natas
- 1 alho francês só a parte branca
- qb de sal
- qb de pimenta
- qb de orégãos secos
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Corte o bacon em pedaços finos e frite-o numa frigideira, sem nenhuma gordura adicionada.
- Forre uma tarteira com a massa quebrada, mantendo o papel vegetal.
- Pique o fundo da massa com um garfo. Depois, coloque o bacon por cima.
- Corte o alho francês em pedaços pequenos e cubra o bacon com eles.
- Num recipiente à parte, misture os ovos e as natas.
- Tempere com sal, pimenta e orégãos.
- Verta a mistura por cima do alho francês e bacon.
- Leve ao forno por 35 minutos.
Dicas
- Se preferir, pode usar massa folhada ou massa de quiche caseira no lugar da massa quebrada. Seja qual for a opção, mantenha sempre o papel vegetal entre a tarteira e a massa, para garantir que consegue desenformar a quiche de alho francês e bacon com facilidade.
- Se quiser, pode acrescentar ingredientes como espinafre cozido, milho cozido, ervilhas, cogumelos, pimentos, tomate cherry, nozes ou outros sabores da sua preferência ao recheio, para lhe dar outro colorido e ainda mais sabor e textura.
- Tempere a mistura de ovo e natas com outros sabores, como noz-moscada, gengibre, caril, alho em pó, ou ervas aromáticas secas ou frescas. A salsa e o manjericão são um bom complemento ao sabor dos orégãos, podendo também substituí-los.
- Para criar uma crosta ainda mais apelativa, coloque uma camada de queijo ralado por cima da quiche, antes de a levar ao forno. Nesse caso, tenha cuidado para o topo não queimar no forno. Se necessário, cubra com papel de alumínio, retirando-o apenas 10 minutos antes do final do tempo de forno, para o topo da quiche dourar.
- O tempo de cozedura indicado é apenas indicativo, já que, dependendo do forno, pode levar mais ou menos tempo até a quiche estar pronta a sair. Acompanhe o processo e retire a quiche quando esta estiver dourada e o seu recheio se apresentar sólido.
- As quiches costumam ser servidas com salada ou sopa, mas, se pretende algo mais robusto, pode servi-la com um pouco de arroz.