As rabanadas poveiras são feitas com ingredientes acessíveis. Esta situação é perfeitamente justificada com o facto de ser confecionada com pão “bijou” ao contrário da escolha normal que é a baguete. Curiosamente as gentes poveiras chamam-lhe “trigo”.
A aceitação das rabanadas poveiras foi de tal ordem que nesta zona do país são muitos os que se aglomeram em dias de festa para adquirir tal produto. Para evitar que tenha de passar por isso deixamos a receita, que deve experimentar com toda a tranquilidade. E pode ainda dar um toque pessoal a enriquecê-las. Para isso experimente uma calda ou um cremoso doce de ovos.
Rabanadas poveiras
Ingredientes
- 10 pães “bijou”
- 10 ovos batidos
- 1,5 l de leite
- 100 g de açúcar
- 1 pau de canela
- qb açúcar
- qb canela
- qb sal
Preparação
- Prepare o pão aparando-o devidamente.
- Aqueça o leite juntamente com uma pitada de sal, 1 pau de canela e ainda açúcar e canela em pó a gosto.
- Após o leite estar quente, retire-o e passe os pães, de modo a que fiquem bem húmidos.
- Esprema bem os pães e reserve-os.
- Seguidamente passe por ovo, de modo a que absorvam bem
- Fritar em óleo bem quente.
- Retire e polvilhe com açúcar e canela.
Dicas
- Após a fritura deverá colocar as rabanadas em papel absorvente de modo a que ganhem a crocância tão apreciada.
- Não misture os ovos e o leite onde vai passar o pão. Se o fizer perderá o carácter crocante e influenciará a própria cor dourada que certamente quererá preservar. Outro aspeto que evidentemente vai ganhar é o sabor.
- Existem muitos ingredientes clássicos associados às rabanadas. Neste caso sugere-se que as rabanadas sejam acompanhadas por um doce de ovos moles. Para experimentar comece por deitar 3 gemas, 3 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de água num tacho. Leve ao lume e vá mexendo até ferver. Aí retire do lume, deixe arrefecer e coloque no frio. Adicione às rabanadas na altura em que as servir.