É uma receita que se adequa a um belo petisco, a uma boa entrada, ou a constar numa excelente mariscada. E tem a vantagem de saber bem o ano inteiro. A sapateira recheada será dos mariscos que maior número de adeptos reúne no nosso país.
Num evento entre amigos, é algo que pode sempre estar presente, pois certamente fará sucesso. Uma bela sapateira recheada trás satisfação aos paladares mais exigentes. O sabor a sal e os aromas da preparação levam-nos para zonas oceânicas, numa viagem fantástica. Com possibilidades de gerir os ingredientes da receita a gosto, a sapateira recheada trará um conforto diferente por todas as sensações que proporciona.
Sapateira recheada
Ingredientes
- 1 sapateira congelada
- 100 g de pickles
- 250 g de maionese
- 2 colheres de chá de mostarda
- 1 dl de cerveja
- qb sal
- qb pimenta
Preparação
- Descongele a sapateira e coza em água durante 10 minutos.
- Aproveite as patas e as pinças, bem como a parte central de acordo com as notas (descritas abaixo, após as instruções).
- Retire o miolo do interior da casca e transfira-o para uma tigela.
- Junte os pickles, a maionese, a mostarda e a cerveja.
- Vá envolvendo os ingredientes à medida que os adiciona pela ordem referida.
- Retifique de sal e pimenta e envolva tudo muito bem.
- Preencha a casca de sapateira com o recheio.
- Sirva acompanhado com pão torrado ou com tostas, bem como das patas e das pinças.
Dicas
- Nos ingredientes pode variar conforme o seu gosto. A título de exemplo referem-se ovos cozidos, ketchup, pão ralado, molho inglês, molho picante, whisky ou vinho do porto que são ingredientes que não estão mencionados, mas podem claramente ficar bem na receita.
- As quantidades referidas para os ingredientes podem ser alteradas em função do gosto pessoal, mas igualmente porque as sapateiras podem estar mais ou menos “cheias”.
- A sapateira deve ser descongelada adequadamente. Pode deixá-la em ambiente refrigerado durante 2 horas.
- Na preparação da sapateira separe e reserve as patas e as pinças. Para além disso, e após remover a região central, aproveite as ovas de cor laranja para o recheio. Dessa parte pode ainda aproveitar a “carne branca”.
- Limpe a casca da sapateira com água corrente e abundante antes de colocar o recheio.