Esta sobremesa é deliciosa e está mais associada à gastronomia alentejana. Não é uma receita para todos os dias, o que a torna ainda mais especial. O tecolameco fará com toda a certeza as delícias de muita gente.
Para ocasiões especiais, este bolo húmido facilmente se tornará numa imagem de marca, pois não sendo ainda muito conhecido e não tendo a fama de outras sobremesas, ficará facilmente na memória associado ao paladar. Arrisque no tecolameco e fique fã.
Tecolameco
O tecolameco é um doce conventual com origem no Alentejo, com origem no Crato. Aprenda a fazê-lo seguindo a receita antiga e tradicional.
Ingredientes
- 250 ml de água
- 500 g de açúcar
- 250 g de farinha de amêndoa
- 30 g de manteiga
- 10 gemas
- 2 ovos
- 1 pau de canela
- qb de canela em pó
Preparação
- Leve ao lume a água, o açúcar e o pau de canela durante 3 minutos, até obter ponto pérola. Retire do lume e rejeite o pau de canela.
- Junte a farinha de amêndoa, a manteiga e mantenha em lume brando. Vá mexendo, até ficar mais espesso.
- Transfira para um recipiente, deixando arrefecer.
- Junte a canela, as gemas e os ovos e misture adequadamente.
- Coloque o preparado numa forma forrada com papel vegetal.
- Confecione em forma pré-aquecida a 180 ºC durante 45 minutos.
- Deixe arrefecer e desenforme.
- Sirva.
Dicas
- O ponto de pérola implica que ao escorrer de uma colher a mistura de água e açúcar apresente uma forma de pérola a partir do conteúdo que cai.
- Acrescenta-se que para verificar o ponto pérola também pode medir a temperatura: 108 ºC.
- Sirva coberto com glacé ou com açúcar em pó.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 358kcalHidratos de Carbono: 64gProteínas: 5gGordura: 10gGordura Saturada: 3gGordura Poliinsaturada: 2gGordura Monoinsaturada: 5gGordura Trans: 1gColesterol: 285mgSódio: 64mgPotássio: 44mgFibras: 1gAçúcar: 63gVitamina A: 519IUVitamina C: 1mgCálcio: 42mgFerro: 1mg